Sucesso em Ouro Preto, exposição itinerante Já Raiou a Liberdade chega a Santa Bárbara

    Mais de 9 mil pessoas já embarcaram em uma viagem pela história do Brasil com a exposição “Já Raiou a Liberdade”. A mostra, que faz uma homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, iniciou a sua itinerância em Ouro Preto e agora segue para cidade de Santa Bárbara.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A exposição abre as suas portas em Santa Bárbara nesta quinta-feira, dia 29, às 20h, no Parque de Exposições Adilson Melo com apresentação da Estação da Música e show musical com Jonathan Augusto, e segue até o dia 9 de outubro.

    Por meio de uma experiência imersiva, a exposição Já Raiou a Liberdade leva o visitante a pontos marcantes e fundamentais para todo o processo de transformação da colônia em um Império independente, sendo norteada pelos eixos temáticos: “O sonho da liberdade”; “O Brasil vira reino”; “O Príncipe Regente”; “Brava gente brasileira”; “As lutas pela independência no Norte”; e “As tramas da Soberania”.

    Santa Bárbara é uma das cidades mineiras que nasceram no período da descoberta do ouro na região. Ao longo do século XVIII a localidade foi um importante centro de exploração aurífera, que atraiu muitos portugueses e brasileiros em busca de riquezas. O local ainda conserva edifícios, narrativas e memórias de sua relevância neste período. Os moradores da época experimentaram o mel e o fel da centralidade econômica que as Minas Gerais ocupavam no Brasil Colônia e provavelmente viram de muito perto os tantos movimentos por melhores condições de vida e liberdade que ecoaram nas Minas Gerais.

    Além de Santa Bárbara, a exposição irá percorrer ainda este ano, as cidades de Caeté, Nova Lima e Sabará. A mostra é uma realização da Aurum Produção e Eventos, um projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, AngloGold Ashanti e Copasa e apoio do Governo de Minas Gerais por meio da Fundação Clóvis Salgado, Polícia Militar e das prefeituras envolvidas.

    Além da exposição, “Já Raiou a Liberdade” também desenvolve um Programa Educativo, direcionado aos estudantes das redes municipal e estadual das cidades contempladas. A proposta, que já está em andamento, conta com atividades lúdicas que correspondem às particularidades de cada faixa etária. O “Maleta Liberdade” está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em paralelo acontece a gincana virtual “Você na Independência”, com os alunos do Ensino Médio. O projeto irá premiar a escola vencedora da gincana com recursos no valor de R$10 mil ao final do ciclo da exposição, em dezembro. Em Ouro Preto, mais de 4 mil estudantes visitaram a mostra.

    Serviço

    Exposição “Já Raiou a Liberdade – de 29 de setembro a 9 de outubro

    Entrada gratuita com retirada de senha – 70 pessoas por hora

    Abertura ao público: dia 29 de setembro, às 20h30.

    Endereço: Parque de Exposições Adilson Melo, Centro, Santa Bárbara.

    Como chegar: https://goo.gl/maps/KWuQfvjACcLpSbny9

    Horário de funcionamento:

    Segunda-feira a sexta-feira: das 8h às 20h.

    Sábado e domingo: das 9h às 21h.

    Site: www.jaraioualiberdade.com.br

    Instagram: @jaraioualiberdade

    Facebook: www.facebook.com/jaraioualiberdade

    YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCC3qFkn-LFG1VquxMx8q1tQ