5 mortes por dengue em Itabirito : Vereadores cobram ações

    Prefeito Orlando disse que avaliará  recomendação que surgiu na reunião dos vereadores sobre uma possível extensão do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde para atender casos de dengue durante os fins de semana.

    Na noite de segunda-feira (08/042024), a Câmara Municipal de Itabirito realizou uma importante reunião para abordar o aumento de casos de dengue no município.

     Autoridades locais, profissionais de saúde e membros da comunidade se reuniram para discutir a situação atual e as medidas que estão sendo tomadas para enfrentar a crise.

    Entre os presentes estavam o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), o vice-prefeito Dr. Elio da Mata (Cidadania), o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos Silva, Dr. Paulo Camilo, o médico epidemiologista Dr. Marcelo Campos, secretários municipais, servidores da Secretaria de Saúde e cidadãos de Itabirito.

    5 mortes e 1.600 casos confirmados de dengue

    Durante o encontro, foram apresentados dados preocupantes: até o momento, no ano de 2024, já foram confirmados cinco óbitos por dengue em Itabirito, além de outros três casos sob investigação e cerca de 1.600 casos confirmados da doença na cidade.

    O presidente da Câmara Municipal de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), ressaltou a importância da aplicação e valorização das políticas públicas para lidar com o aumento de casos de dengue na cidade.

    O prefeito Orlando Caldeira reconheceu os desafios enfrentados pela administração municipal, especialmente após a pandemia de Covid-19, e mencionou os esforços empreendidos para lidar com a situação da dengue. Ele destacou a realização de mutirões de combate à doença, a ampliação do corpo de profissionais de saúde na unidade e afirmou que avaliará a recomendação que surgiu na reunião sobre uma possível extensão do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde para atender casos de dengue durante os fins de semana.

    Durante a sessão, os vereadores puderam esclarecer dúvidas com os médicos presentes, que destacaram os esforços da equipe de saúde em lidar com a crise da dengue, apesar das dificuldades.

    “A Casa Legislativa e o Executivo estão juntos para combater a dengue. Esse é o propósito. Acredito que os vereadores amam Itabirito, assim como eu amo. Parabéns, Orlando e Dr. Elio, por terem vindo aqui dar uma resposta para a população, pois a população merece isso. E é assim que vamos administrar essa cidade, o Legislativo: com transparência”, disse o presidente da Câmara.

    “Não vamos medir esforços para trabalhar. Quero agradecer à nossa equipe da Saúde”, disse o prefeito de Itabirito, alegando que as sugestões realizadas durante a reunião serão levadas em consideração pela administração municipal.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de itabirito

    Se você quiser receber nossas notícias através do whatsapp clique aqui.

    Serviço de Qualidade e Atendimento ao Leitor: Se você quiser contribuir com nossas reportagens, fazer críticas, informar erro, sugerir novas reportagens, ou participar de alguma forma fala parte do SAL, serviço de atendimento ao leitor: clique aqui