Sede do programa Família Acolhedoraé inaugurada em Mariana

    Espaço de acolhimento familiar está localizado na Travessa Wenceslau Braz, n°62, no Barro Preto

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                Na manhã da última quinta-feira, 18 de abril de 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) inaugurou a sede do programa Família Acolhedora. O espaço destinado para o acolhimento familiar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade está localizado próximo ao Centro, na Travessa Wenceslau Braz, n°62, no Barro Preto.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

                A nova sede é adequada para esclarecer dúvidas sobre a prestação do serviço, oferecer atendimento especializado e habilitar as famílias para o ato do acolhimento. O acolhimento em Família Acolhedora é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ocorre quando a família biológica não consegue fornecer os cuidados necessários.

                Para a secretária Daniely Alves, a inauguração representa um marco importante na trajetória do programa. “Hoje é um dia muito importante. Estamos inaugurando aqui a sede e o serviço de acolhimento do Família Acolhedora, que tem um significado muito importante para as crianças retiradas de suas famílias”, afirma. Segundo ela, o acolhimento é a última decisão em casos delicados, envolvendo traumas e saudades para as crianças retiradas de suas famílias:

    “A última decisão é o acolhimento. Retirar uma criança gera traumas, gera saudade. Há dificuldades que muitas vezes se fazem presentes para receber as crianças, principalmente um ambiente adequado para fazer esse acolhimento. Então, não podemos trabalhar sozinhos, precisamos da saúde, do conselho tutelar, da segurança pública, do planejamento” – Daniely Alves.

                André Milanez, integrante da equipe técnica do programa, ressalta que, embora o serviço esteja formalmente instituído desde 2018, a partir da Lei Municipal 3.213, a inauguração da sede técnica representa uma conquista significativa. “Isso fará com que consigamos realmente atender todas as famílias, e trazer os nossos munícipes para esse acolhimento. É uma satisfação muito grande”, declara.

                O vice-prefeito Cristiano Vilas Boas enfatiza a importância da integração entre diversas secretarias para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento social. “É importante uma integração das secretarias. O desenvolvimento social caminha junto à saúde, ao esporte, ao desenvolvimento econômico. Hoje, conseguimos implantar esse espaço. Um espaço ótimo tanto para as famílias que estão sendo retiradas de seus núcleos familiares quanto as que vão acolher”.

                Presentes na cerimônia de inauguração, os vereadores Zezinho Salete e Marcelo Macedo parabenizam a iniciativa e destacam a importância de investimentos em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Salete elogia a eficiência em utilizar os recursos públicos para atender aqueles que mais precisam, enquanto Macedo ressalta a necessidade contínua de cuidar e proteger a juventude de Mariana.