Calendário oficial de eventos culturais de Mariana é lançado

    Secretário de Cultura explica que ele ainda passará por mudanças

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Na última quinta-feira, 18 de abril de 2024, foi lançado, no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, o calendário oficial de eventos culturais de Mariana ao longo de 2024. O evento contou com a presença do vice-prefeito Cristiano Vilas Boas, do Secretário de Cultura Gustavo Leite, e dos vereadores Marcelo Macedo, Zezinho Salete e Preto do Cabanas.

    Gustavo Leite esclarece que o calendário apresentado é uma reprodução daquele que foi aprovado pela Câmara Municipal até o momento. “Não constam aqui algumas festividades, por exemplo, do calendário esportivo. A secretaria não atende apenas a esses eventos, temos vários outros. Alguns são, inclusive, maiores”, conta.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O secretário menciona também a necessidade de uma preocupação e um planejamento que aborde toda a rede hoteleira, os bares e os restaurantes locais, levando em conta que muitos dos eventos atraem turistas. “Temos que ter atenção com a nossa cultura para que possamos estar sempre demonstrando a riqueza do nosso município”, diz.

    Durante o evento, foram apresentados os principais destaques do calendário, como o Iron Biker Brasil, o Encontro Regional dos Evangélicos de Mariana (EREM) e o Natal de Luz, que movimentam além da cultura, o turismo. Segundo o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas, o calendário será amplamente divulgado, para que a população, os turistas, a imprensa, o comércio e também a rede hoteleira, se planejem para os eventos e recebam o público.

    O vereador Zezinho Salete diz que é uma alegria se preparar para os eventos, e que apesar de Mariana ser uma cidade rica em cultura, muitas vezes, esse potencial não é explorado. “Vemos um quadro desses, cheio de eventos, mas não sabemos aproveitá-los. Precisamos valorizar os empresários da cultura. Hoje, estamos aqui para ouvir vocês”, afirma.

    O vereador Marcelo Macedo parabeniza o trabalho da Secretaria de Cultura, e também o trabalho que a Secretaria de Esportes tem realizado. “Que bom que temos vários eventos, pois Mariana é uma cidade na qual respiramos cultura em todos os quatro cantos, com música, literatura, dança… e as molas propulsoras disso estão aqui hoje”, celebra.

    O vereador Preto do Cabanas reforça que o legislativo deve sempre contribuir, ressaltando o empenho da Secretaria de Cultura: “Quando falamos de eventos, eu sei o quanto essa secretaria trabalha. Parece fácil olhando, mas quando paramos para analisar, são seis, sete eventos de grande porte no mês, e organizar isso tudo não é nada fácil”.

    Após as falas das autoridades, o microfone ficou aberto para dúvidas dos ouvintes. Os principais comentários abordaram mudanças que precisam ou podem ser feitas no calendário, como eventos que não estão presentes.

    Uma das fundadoras da Associação de Pessoas com Deficiência de Mariana (Adem), Maria Aparecida Tavares, destaca a falta de eventos voltados à população com deficiência. “Na nossa programação, temos o setembro verde, o mês de luta das pessoas com deficiência, e eu senti falta de um evento sobre isso”, lamenta.

    Aparecida também menciona o três de dezembro, Dia Mundial das Pessoas com Deficiência: “Não vejo nada no calendário falando sobre isso, além do fato de todos os eventos trazerem uma preocupação quanto à questão da acessibilidade”.

    Gustavo comenta sobre a acessibilidade nos eventos: “A nossa intenção é trabalhar toda a estrutura para sermos inclusivos, não só para as pessoas com deficiência, mas para todos”. O secretário também relembra que o calendário foi aprovado apenas pela Câmara Municipal, mas ainda passará por alterações.