Em parceria com a Rede Cidadã, iniciativa já qualificou 366 usuários; meta é chegar a mil
A Rede Cidadã recebeu hoje (19), da Prefeitura de Belo Horizonte, o reconhecimento pelo trabalho de formação técnica e socioemocional que vem realizando com pessoas em situação de rua na capital mineira, no âmbito do programa Estamos Juntos. A organização foi certificada, junto com os beneficiários do programa, em cerimônia realizada no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), com a presença do prefeito da capital mineira, Fuad Noman. “Vocês são a prova viva de que é possível resgatar a dignidade de pessoas que estavam sem saída”, afirmou o prefeito, dirigindo-se ao público de formandos que participou da solenidade.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O programa Estamos Juntos é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Rede Cidadã. Desde que teve início, em setembro de 2023, já qualificou 366 pessoas e encaminhou 235 para as frentes de trabalho – um preparatório de cinco meses em que os usuários exercitam o que aprenderam antes da inserção definitiva no mercado formal. Até agora, 22 usuários qualificados estão inseridos no mundo do trabalho, atuando em empresas que também são parceiras da PBH no projeto.
O programa tem como meta a formação de mil participantes até março de 2025. Ele é desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, é feita a identificação e a sensibilização dos usuários – pessoas em situação ou trajetória de rua e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Depois, ocorre a formação dos usuários pela Rede Cidadã. Nesse momento, além do treinamento para o mundo do trabalho, os participantes passam por 32 horas de preparação para desenvolver habilidades comportamentais e emocionais. “Inserir esses indivíduos no mundo do trabalho não é suficiente. Precisamos desenvolver habilidades socioemocionais para que eles tenham condições de permanecer no mercado”, explica o diretor executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves.
Na terceira etapa do programa, os integrantes são encaminhados para as frentes de trabalho, quando têm oportunidade de vivenciar e praticar o que aprenderam, numa espécie de estágio antes do ingresso nas empresas. A partir daí, estão aptos a preencher as vagas, que também são captadas pela Rede Cidadã. “Estive em trajetória de rua, e hoje ocupo um equipamento de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. No Estamos Juntos, aprendemos a prática da escuta verdadeira, e reaprendemos sobre a eficácia do trabalho em equipe e da colaboração. As frentes não são apenas oportunidades de trabalho, elas são o lugar de executarmos nossa missão”, falou Samantha Alves Pinto de Souza, uma das beneficiárias do programa.
Até que a inclusão definitiva dos usuários no mercado de trabalho aconteça, eles contam com um auxílio financeiro, que contribui para que se mantenham no programa até o final.