Secretaria de Educação de Mariana realiza roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama

    Ginecologista e servidoras discutem autocuidado e prevenção em evento de conscientização do Outubro Rosa

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    A Secretaria Municipal de Educação de Mariana promoveu, na última quarta-feira, 30 de outubro de 2024, uma roda de conversa especial com a ginecologista e obstetra Drª. Olívia Ferreira, para conscientizar e orientar as servidoras sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. A atividade integra o calendário do Outubro Rosa e reflete o compromisso da administração pública com a saúde da mulher.

    A ginecologista, que também atua na rede de saúde pública de Mariana, abordou aspectos importantes da prevenção e destacou a importância de eventos como esse para disseminar informações de saúde. “Estou aqui para conscientizar um pouco mais sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama. Essa ação nos ajuda a promover a saúde e a divulgar informações, conscientizando o maior número de pessoas possível. E nada melhor que a Secretaria de Educação para a gente conseguir reeducar a nossa população”, afirmou Drª. Olívia.

    Durante o evento, Drª. Olívia apresentou dados que revelam a prevalência da doença. “Nos Estados Unidos, os índices são altos, e no Brasil, estima-se que uma em cada 12 mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. Quando detectado precocemente, a taxa de cura pode chegar a 95%”, ressaltou, enfatizando a importância de as mulheres estarem atentas a mudanças no próprio corpo e realizarem o autoexame.

    A médica ainda compartilhou recomendações para a realização do autoexame e destacou o período ideal: “O autoexame é recomendado logo após a menstruação, quando a mama está menos inchada, facilitando a identificação de qualquer irregularidade”, explicou. Ela também incentivou as participantes a adotarem uma alimentação saudável e a praticarem atividades físicas regulares como medidas importantes para prevenir não só o câncer de mama, mas outras doenças.

    Na roda de conversa, também foram discutidos hábitos que podem reduzir o risco da doença. Segundo Drª. Olívia, evitar alimentos ultraprocessados e dar preferência a opções naturais como frutas, legumes, carnes e verduras ajudam na prevenção. Além disso, ela explicou que a amamentação e a gravidez podem oferecer proteção contra o câncer de mama, mas alertou que, em casos em que o câncer já está presente, a gravidez pode agravar o quadro.

    A Secretária de Educação, Cláudia Arantes, comentou a escolha do local para o evento e sua importância para a comunidade feminina. “Escolhemos a Secretaria de Educação por ser a parte da prefeitura com mais mulheres. Além disso, acredito que a educação é o melhor espaço para a aquisição de conhecimento”, disse Cláudia, reforçando o papel essencial da educação na conscientização em saúde.

    Encerrando a roda de conversa, Drª. Olívia destacou sinais de alerta que não devem ser ignorados: “Prestem atenção a sinais como nódulos, mudanças na pele, como o aspecto de casca de laranja, e secreções nos mamilos, especialmente se forem sanguinolentas ou aquosas”. Ela frisou que, embora apenas de 5% a 10% dos cânceres de mama tenham fator hereditário, o cuidado e a atenção ao próprio corpo são essenciais para a detecção precoce.

    O encontro foi marcado pela troca de informações e pela valorização do autocuidado, fortalecendo as mulheres de Mariana na luta pela prevenção ao câncer de mama. “Conheça seu corpo, faça o autoexame regularmente e esteja atenta aos sinais”, concluiu Drª. Olívia, reforçando a mensagem de que o autocuidado é um passo fundamental para a saúde e o bem-estar das mulheres.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui