Ouro Branco tem o maior IDHM, índice de desenvolvimento humano municipal, dados de 2021 do IBGE.
Santa Bárbara tem menor taxa de mortalidade infantil por mil nascidos, dados de 2022. Itabirito tem maior taxa de crianças na escola entre 6 a 14 anos , dados de 2010.
Porém outro dado que o IBGE revela são as receitas, com base em dados de 2017. De acordo com esses dados revelados pelo IBGE Catas Altas é a cidade com maior PIB PER CAPTA da região, atingindo 920 mil reais por habitante, isso devido a atividade de mineração que aquece a economia e manda impostos para os cofres públicos.
Relacionando os dados da receita e despesa das cidades disponibilizados, que são do ano de 2017, a cidade de Itabirito, tinha nesse ano, a maior proporção de gastos em relação a receita.
Interessante comparar, ver como estão gerindo nossas cidades e impostos. Pena que o IBGE não atualizou alguns dados como seria necessário para analisar as administrações recentes, mas isso pode ser feito pesquisando em cada site das prefeituras.
Alfabetização
O mais novo levantamento do Censo 2022 apontou um crescimento na alfabetização das pessoas em Minas Gerais, seguindo tendência nacional. O estado atingiu 94,15% da população alfabetizada e avançou 2,47 pontos percentuais (p.p.) em relação ao Censo anterior, em 2010. Assim como ocorre em âmbito nacional, Minas segue uma trajetória consistente de redução na proporção de pessoas analfabetas ao longo das décadas, como demonstram as operações censitárias. O valor alcançado em 2022 demonstra que a proporção de alfabetizados em Minas Gerais continua acima da nacional, com 1,15 ponto percentual (p.p.) de vantagem sobre o Brasil (93,00%). Apesar do avanço na taxa de alfabetização, Minas Gerais caiu uma posição no ranking das unidades da federação: em 2010, o estado se encontrava em 10º lugar; já em 2022, Minas caiu para a 11ª colocação, tendo sido superado pelo Mato Grosso. As taxas de alfabetização nos estados variam de 97,33%, em Santa Catarina, a 82,34%, em Alagoas.
Mais informações acesse o site do IBGE, assim entenderá mais sobre sua cidade.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui