
Quando a fé encontra a arte o resultado é encantador ! Tapetes artísticos foram feitos pela Associação Marianense dos Artistas Plásticos (Amap) com participação de pessoas que se encantaram ao assistir a confecção dos tapetes e resolveram também por a mão na serragem e na areia! Desde crianças a turistas, quem passou na parte da manhã e tarde de 30 de maio pode ter uma experiência mágica : fazer a rua se transformar em obra de arte !

Por: João B. N. Gonçalves, Leandro H. Santos e Hynara Versiani
Em meio ao frio da última quinta-feira, 30 de maio de 2024, integrantes da Associação Marianense dos Artistas Plásticos (Amap) confeccionaram tapetes devocionais feitos com serragem, areia e sal que enfeitam as ruas do Centro Histórico durante o feriado de Corpus Christi.
Os tapetes, comuns em celebrações religiosas, além de embelezar as ruas de Mariana, conduzem os fiéis durante a procissão com o Santíssimo Sacramento. Os preparativos para a festividade ocupam a manhã de artistas e famílias, que passam o feriado limpando e enfeitando as ruas para o cortejo do final da tarde.

Para Geraldino Silva, artista e professor de arte, é uma alegria muito grande poder contribuir com essa tradição de Mariana e poder levar a arte as ruas.

De acordo com o presidente da Amap, Geraldo Zuzu, os tapetes representam a passagem de Jesus Cristo pelas ruas de Jerusalém. “Na Bíblia, na caminhada de Cristo, há uma passagem que fala dos filhos dos hebreus, que estendiam suas vestes. É muito comum na Semana Santa e no Corpus Christi você dar o melhor de você para Cristo, que está passando”, explica.
Ele também conta sobre a relação dos tapetes com a história de Mariana no século XVIII, com um dos principais artistas mineiros, Manoel da Costa Ataíde: “Nós temos aqui um simbolismo. Para as cores, nós nos baseamos em Manoel da Costa Ataíde, que é um dos maiores pintores sacros brasileiros do século XVIII. O amarelo era muito comum nas obras de Ataíde, o vermelho, o verde e o azul da mesma forma”.

Para a Srª. Paula Lima, que participa da confecção dos tapetes há 20 anos, a experiência é muito gratificante. “Eu participo desde que me mudei para a região. Eu já tenho uma boa coleção de tapetes realizados aqui. É muito do coração, coisa que a gente faz com todo o amor e como é bom ver tudo pronto. Essa construção é muito prazerosa”, conta.
A produção dos tapetes devocionais é realizada pela AMAP em parceria Prefeitura de Mariana.
Veja fotos :



























Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui