Alteração de lei busca permitir atividades de educação e serviços de saúde nas Áreas de Uso Econômico de Mariana
Mudança levaria à construção de uma Escola SESI/SENAI no Parque Empresarial
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última quarta-feira, 29 de maio de 2024, no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, ocorreu a audiência pública para discussão sobre o Plano Diretor de Mariana. O foco do encontro foi discutir o Plano Diretor Municipal, mais especificamente, a alteração do artigo 86 da Lei Complementar n°. 228/2022.
Estiveram presentes o procurador de Mariana, Geraldo Alex; a arquiteta Daniela Assad; as analistas de projetos da Secretaria de Obras, Lydiane Martins e Camila Moreira; o consultor de acompanhamento regional do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Carlos Henrique de Araújo; e o gerente do SENAI de Mariana, Brayan de Souza.
O artigo 86 dizia anteriormente que nos terrenos situados na Área de Uso Econômico (AUE), era proibido o uso residencial, as atividades de educação e os serviços de saúde. Com a alteração, fica proibido somente o uso residencial, passando a permitir um leque de atividades de propósito educacional e de saúde.
O procurador Geraldo Alex explica o motivo da alteração: a necessidade de cessão de uma área do Parque Empresarial para a construção de uma Escola SESI/SENAI. Considerando que o uso será educacional/profissionalizante, não haveria possibilidade de aprovação pelo município da nova escola na área.
A arquiteta Daniela Assad apresenta diversos dados sobre o SESI e o SENAI. O SESI possui uma equipe de robótica, além dos programas Oxford Quality, Sesi Choices e Rotas do Enem. “Quase nenhuma escola consegue oferecer isso. Em toda a rede SESI, das dez primeiras escolas em classificação no Enem, nove são de Minas Gerais”, diz, explicando a oportunidade do local.
A arquiteta explica que R$ 1,2 bilhão está sendo investido em Escolas Sesi e Senai. “Vimos que Mariana é uma cidade com potencial na região, então, queremos melhorar o que já temos de educação técnica, e melhorar a prestação de serviços para as empresas locais”, revela.
Presentes como público, os vereadores Manoel Douglas (Preto do Cabanas) e Marcelo Macedo demonstraram apoio ao projeto. “Vai ser muito importante, e acredito que nós, enquanto vereadores, enquanto Câmara, precisamos abraçar esse projeto”, afirma Marcelo, ressaltando a importância de levar iniciativas educacionais aos distritos de Mariana.
O vereador Preto do Cabanas reforça a necessidade dos distritos: “Tenho acompanhado a demanda deles. O projeto é de extrema importância para a cidade, mas está chegando até um pouco atrasado, na minha opinião. Antes tarde do que nunca, mas se houvesse um projeto assim antes, com certeza o marianense estaria mais incluso no mercado de trabalho”. O vereador garante que seu voto será favorável para que o projeto aconteça em Mariana.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui