66 novos Guardas Municipais tomam posse em Ouro Preto

    Agora Ouro Preto conta com 102 guardas municipais, sendo 24 mulheres. O Comandante da Guarda Municipal Jonathan Marotta, reforça a importância do aumento da equipe para a segurança da comunidade.

    A recém empossada GCM Rafaela Aparecida, uma das novas agentes, expressa seus sentimentos pela oportunidade: “A sensação é de gratidão. A gente teve um período de formação, e todo o processo desde o lançamento do edital, passando por todas as etapas, e hoje estamos trabalhando. É uma conquista”, relata.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Em uma cerimônia realizada na Praça Tiradentes, e com sequência no Teatro Casa da Ópera na manhã do último sábado, 1º de junho de 2024, 66 novos agentes tomaram posse e se juntaram à Guarda Civil Municipal (GCM) de Ouro Preto. A expansão da equipe, que agora conta com 102 agentes, é um reforço da segurança pública no município.

    Os novos agentes do município passaram por um rigoroso treinamento após a aprovação em concurso público no ano de 2022. Durante o processo,  foram capacitados em diversas áreas operacionais e aprenderam técnicas de primeiros socorros, armamento e tiro.

    Ao longo do curso, os guardas municipais também receberam instruções sobre direitos humanos e preservação ambiental. Eles se juntam aos 36 antigos agentes que já formavam a Guarda Civil Municipal. Agora, são 102 profissionais atuando na segurança pública de Ouro Preto.

    Com a nova turma, Ouro Preto atinge um número importante em relação à diversidade. São 24 mulheres compondo a GCM, representando 20% do total. Somente entre os formandos deste ano, foram 18 agentes femininas.

    A GCM Rafaela Aparecida, uma das novas agentes, expressa seus sentimentos pela oportunidade: “A sensação é de gratidão. A gente teve um período de formação, e todo o processo desde o lançamento do edital, passando por todas as etapas, e hoje estamos trabalhando. É uma conquista”, relata.

    Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Ouro Preto, Sr. Angelo Oswaldo, o presidente da Câmara Municipal, Sr. Zé do Binga, o Secretário de Segurança e Trânsito, Sr. Moisés dos Santos, e o comandante da Guarda Municipal, Sr. Jonathan Marotta. O Prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a importância da Guarda Municipal.

    O Comandante da GCM de Ouro Preto, Jonathan Marotta, reforça a importância da expansão da equipe para a segurança da comunidade. “Essa formatura é um ato simbólico do avanço da segurança pública em âmbito municipal. A Guarda Municipal, que até então tinha 36 membros, agora passa a ter 102, e isso repercute na segurança de toda a comunidade”, ressalta.

    A GCM de Ouro Preto foi criada em 2006, durante a segunda gestão do prefeito Angelo Oswaldo. Ele destaca a importância dos mais de 100 guardas para Ouro Preto. “Hoje temos um número expressivo de guardas municipais, e toda a população ansiava por isso. Com tantas demandas e nosso município em constante expansão, a guarda vai crescer e se fortalecer cada vez mais. Ouro Preto está feliz com a presença de vocês”, declara o prefeito.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui