12,7 toneladas de recicláveis foram recolhidos pela Associação de Catadores de Antônio Pereira em 4 meses

    Dados são referentes às coletas realizadas entre janeiro e abril de 2024

    Por: João B. N. Gonçalves

    Nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024, aconteceu o Segundo Encontro de Parceiros de Antônio Pereira no Centro de Referência da Atenção Social (Cras) do distrito de Ouro Preto. O objetivo do encontro foi dar continuidade no diálogo entre as geradoras de resíduos, poder público e a comunidade.

    A segunda edição do evento foi realizada pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Antônio Pereira (Amrap), grupo que somente entre janeiro e abril destinou corretamente 12,7 toneladas de resíduos .

    O encontro reuniu 21 pessoas, contando com representantes da Samarco e da Vale, mineradoras que atuam no distrito .

    Após o encontro, foram definidas as próximas ações do grupo. A primeira é formar parceria entre Amrap e Cras para captação de associados e levantar entre os membros suas competências para atender às demandas dos catadores de Antônio Pereira.

    Além disso, foi discutido definição de uma rota para recolher os recicláveis produzidos no distrito.

    O primeiro encontro aconteceu em abril deste ano, e nele, foram apresentadas algumas das principais necessidades dos catadores da região. Entre as questões abordadas estão a falta de mão de obra, pois hoje são somente três catadoras na associação; e a desvalorização da profissão, visto que o quilo do papelão, principal material vendido, custa apenas R$ 0,50 o kilo.

    História da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Antônio Pereira :

    A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Antônio Pereira (Amrap) foi fundada em 2021 com o objetivo de profissionalizar a coleta de materiais recicláveis no distrito e garantir melhores condições de trabalho para os catadores. A associação atua na coleta, triagem e venda de materiais recicláveis, como papelão, plástico, metal e vidro.

    Apesar dos desafios, a Amrap vem recebendo investimentos importantes para aprimorar suas atividades. Nos últimos anos, a associação recebeu R$ 446 mil da Vale, por meio do Projeto Reciclo Agora. Os recursos foram utilizados para a criação e regularização da associação, oficinas de capacitação, reforma e manutenção do maquinário, além da aquisição de um caminhão e investimento em infraestrutura, segurança e gestão.

    Receba notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp: clique aqui

    SAL : Serviço de Atendimento ao Leitor : Clique aqui para entrar no Grupo destinado aos leitores e leitoras do jornal O Espeto para enviar opiniões, comentários, sugestões de reportagens, reclamações e elogios sobre as matérias publicadas pela equipe do jornal O Espeto. É grupo de conversa com o leitor (a) sobre o jornal, e nossas produções, destinado a quem quer participar, contribuir, e indicar pautas e avaliar o material produzido.