
Distrito de Itabirito foi palco do Festival “Montanhas e Águas de Minas” durante uma semana, com atrações diversas: feiras de artesanato, gastronomia de produtores locais, peças de teatro e muita música ! Entre as apresentações houve show de Bruna Viola, premiada cantora e violeira, ganhadora do Grammy latino em 2017. É o terceiro ano que o Festival acontece no distrito, sendo uma oportunidade para apresentar as riquezas da região. Oficina de canoagem fez sucesso !

Por: Hynara Versiani e Leandro Henrique dos Santos
Entre os dias 2 e 9 de junho de 2024, o distrito de Acuruí, em Itabirito, recebeu a terceira edição do Festival das Montanhas e Águas de Minas.
O evento gratuito teve como tema o Rio das Velhas, e celebrou a cultura mineira através de música, oficinas, teatro, gastronomia e artesanato.

A programação proporcionou aos visitantes uma imersão na cultura local, com shows musicais de artistas da região, como Velino, Chama Chuva, Mina Bloco e Bartucada. Também houve show de show de Bruna Viola, premiada cantora e violeira.
Também foram feitas oficinas de caiaque, culinária regional e pintura ocre, proporcionando aprendizado e contato com a natureza.
Para as crianças, foram feitas atividades específicas, como a “Rua Brincante” e o teatro infantil Baú Recontando.

A gastronomia local também foi um destaque do festival. Visitantes puderam saborear pratos típicos da região, como o Pirão de Peixe do Rio das Velhas. Além disso, a feira de artesanato reuniu diversos produtores locais que expuseram seus trabalhos em cerâmica, madeira, tecido e outros materiais.

Sendo um evento que valoriza a cultura regional e promove o desenvolvimento da comunidade, o festival contribuiu para fortalecer a identidade cultural de Acuruí e atrair visitantes de toda a região, impulsionando o turismo e a economia local.
Outros destaques da programação foram o show de Velino, jovem cantor e compositor de Itabirito, com repertório de pop, hip-hop e samba; o show da Banda Chama Chuva, de forró pé-de-serra; o Zé Pereira, tradicional bloco de rua de Itabirito; e o Show de Bruna Viola, premiada cantora e violeira, ganhadora de um Grammy latino em 2017.

Rio das Velhas
É nessa região abundante em história e recursos naturais, famosa por seus vales e cachoeiras que o Rio das Velhas, com 806 km, um dos principais afluentes do Velho Chico e o único que passa por uma Região Metropolitana, responsável por 70% do abastecimento de água da capital mineira, foi homenageado nessa edição do evento.

“O Festival das Montanhas e Águas de Minas busca o resgate das raízes dos vilarejos do estado de Minas. Por isso, essa justa homenagem ao Rio das Velhas, exemplo de como é fundamental cuidar e preservar as nossas belezas naturais. Além disso, o Festival é uma oportunidade ímpar de mostrar nos espaços púbicos um pouco das riquezas culturais e gastronômicas da região. E também de contribuir para despertar novos talentos. Tudo isso totalmente gratuito”, ressalta o coordenador do Festival e produtor cultural, Rud Carvalho.

Para a secretária municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Júnia Melillo, o Festival das montanhas e Águas de Minas é extremamente representativo para a comunidade de Acuruí: “um dos nossos distritos mais simbólicos dada sua importância histórica, e se torna uma excelente oportunidade de atração turística para demonstrar os valores culturais através da gastronomia e outras manifestações artísticas. Além disso, o Festival traz à tona uma importante pauta da sustentabilidade através da preservação de nosso Rio das Velhas, afinal, não há turismo sem preservação e sustentabilidade.”

Sobre o Festival 2024
O Festival das Montanhas e Águas de Minas edição 2024 tem apoio da Prefeitura de Itabirito, do Grupo Avante e da Ferro Puro Mineração. Conta com patrocínio da Jaguar Mining, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet .
O Festival Montanhas e Águas de Minas é uma realização da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte, com produção da New View Entretenimento e Comunicação.
Fotos : Divulgação
Receba notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp: clique aqui
SAL : Serviço de Atendimento ao Leitor : Clique aqui para entrar no Grupo destinado aos leitores e leitoras do jornal O Espeto para enviar opiniões, comentários, sugestões de reportagens, reclamações e elogios sobre as matérias publicadas pela equipe do jornal O Espeto. É grupo de conversa com o leitor (a) sobre o jornal, e nossas produções, destinado a quem quer participar, contribuir, e indicar pautas e avaliar o material produzido.