Festival Marte se inicia com grande cortejo em Ouro Preto

    Abertura do evento contou com apresentação de Maurício Tizumba

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Na última quinta-feira, 25 de julho de 2024, ocorreu no Museu Boulieu a abertura da 5ª edição do Festival Marte. O evento busca demonstrar o que é possível através da fusão da arte com a tecnologia, contando com diversas projeções mapeadas na Praça Tiradentes, como a transformação do monumento em um foguete, dando a todos a oportunidade de observar Ouro Preto de cima.

    A abertura foi feita com uma apresentação do artista Maurício Tizumba, que liderou um cortejo do Museu Boulieu até a Praça Tiradentes. “Fico muito em sentir toda essa energia positiva. É muito bom unirmos as pontas e seguirmos juntos fazendo coisas. Para nós que somos de raiz profunda, isso, nesse mundo tecnológico, nos faz sentir bem. Hoje, quero cantar canções que têm tecnologias e raízes juntas, além de arte”, celebra.

    Um dos idealizadores do festival, Barral Lima, agradece a todas as pessoas envolvidas no projeto. “Não fazemos isso sozinhos. Precisamos agradecer muito às pessoas que estão conosco desde o início, e também às que estão chegando agora. Tudo isso é feito com pessoas e para pessoas”, diz.

    Outro idealizador, Erick Krulikowski, relembra que desde o início da jornada em 2017, imaginava como seriam a arte e a cultura no futuro. “A tecnologia teria um espaço não como fim, mas como meio, para que pudéssemos usufruir melhor de tudo que ela pode nos oferecer”, conta. Para ele, Ouro Preto é o cenário perfeito para pensar projeções, intervenções artísticas e a utilização de diferentes espaços.

    Erick ressalta que o Festival Marte é característico e único, porque busca cada vez mais visões, se expandindo pelo Brasil inteiro e trazendo até mesmo pessoas de outros países: “Ele tem uma identidade própria, assim como Ouro Preto tem uma identidade própria. Nada mais justo do que trazer um festival único para uma cidade única”.

    O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, se alegra com a estrutura da edição de 2024. “O evento está muito bonito, com um palco maravilhoso na Praça Tiradentes, e até mesmo com reproduções de músicas de artistas que já se foram”, revela.

    O secretário destaca que o Festival de Inverno foi estendido justamente para que o Festival Marte fosse incorporado a ele. “Agradecemos a todos os patrocinadores por acreditarem na arte, na música, na cultura. Sejam muito bem-vindos à cidade patrimônio da humanidade, sejam muito bem-vindos a Marte!”

    O presidente do Instituto Boulieu, Zaqueu Astoni, afirma ser uma honra receber um momento de arte, educação, cultura e tecnologia em um só lugar, e coloca toda a equipe do Boulieu à disposição para o sucesso do festival. Principal parceira do evento, a empresa de telecomunicações Claro fechou parceria com o Festival Marte por mais dois anos. A 5ª edição do evento se encerra no dia 27 de julho.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui