Mostra foi produzida tendo como base o poema “Memória” de Guilherme Mansur
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Na noite de quinta-feira, 5 de setembro de 2024, o museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, abriu suas portas para a inauguração da exposição “Memória”, realizada pelo coletivo Olho de Vidro. A mostra, inspirada no poema homônimo de Guilherme Mansur, presta uma homenagem ao poeta, que faleceu em setembro de 2023.
A exposição está em sua quarta edição na Casa dos Contos, sendo realizada pelo grupo anualmente. Criado em 2007, o Coletivo Olho de Vidro é formado por fotógrafos de Ouro Preto e tem como premissa a diversidade do olhar, trazendo novas perspectivas a cada exibição.
Este ano, os fotógrafos Alexandre Martins, Cesar Tropia, Eduardo Tropia, Heber Bezerra e Mila Damasceno apresentaram obras inspiradas no poema de Mansur, intitulado “Memória”. A obra foi escolhida para lembrar a trajetória do poeta no coletivo, já que Mansur foi por anos o responsável por definir as temáticas das exposições do grupo por meio de seus poemas.
Para o fotógrafo Alexandre Martins, o processo de escolha do poema foi uma forma de reviver o legado de Mansur. “A gente encontrou esse poema, ‘Memória’, e achou muito interessante, não só pelo resgate do convívio com ele, mas pela forma como ele trata a memória na poesia concreta, que vai gradativamente se apagando”, destacou.
Ele explicou que a montagem da exposição simboliza um abraço do coletivo ao poeta e à memória que ele deixou: “Não é especificamente uma exposição em memória do Guilherme, mas uma exposição a partir do poema dele, como se ele estivesse aqui. A expografia reflete isso, com o poema suspenso num painel branco, enquanto nossos painéis são pretos, criando um abraço visual em torno dele e da memória que ele propôs”.
A fotógrafa Mila Damasceno também relembrou a importância de Mansur para o grupo:“O Guilherme esteve presente conosco durante muitos anos. Então, temos uma ligação da memória, que retrata a memória que temos dele, as nossas vivências com ele e tudo mais, e um pouco do legado que ele deixou também a partir dos seus poemas”.
A exposição “Memória” pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 14h. A mostra está aberta ao público até o dia 29 de setembro.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui