Patrimônio Histórico de Passagem e Mariana abandonado : Membros da ACAM, Associação de Caçadores de Assombrações e Monstros de Mariana, realizaram no último final de semana de agosto uma visita ao Cruzeiro de Pedra em Passagem, importante marco histórico local porém ainda não devidamente reconhecido e protegido pelo Poder Público de Mariana, apesar de promessas passadas.
Contatou-se durante a visita, segundo os membros da ACAM, que a entrada está quase interditada por montes de entulho ali despejados. Há lixo para todo lado.
Há que fazer ações afirmativas para proteger esse patrimônio histórico e afetivo de Passagem, que atrai muitos visitantes, porém tem que passar por um caminho em meio a entulho e lixo!
Durante o desfile de Sete de Setembro ( 07-09-2024) as crianças, alunos da rede Municipal, fizeram uma homenagem ao Cruzeiro de Pedra, infelizmente fica a vontade de visitar e conhecer o local, que precisa apenas de poucos investimentos para se tornar adequado a visita dos alunos.
A estrada por entre a plantação de Chá da antiga Fábrica Cruzeiro é linda, e o acesso de carro até o cruzeiro de pedra é fácil, desde que se limpe os entulhos na entrada!
È necessário zelar pelo nosso passado, preservar o meio ambiente, e promover uma educação ambiental e patrimonial com as escolas utilizando os espaços que Passagem tem.
O Cruzeiro de Pedra é antigo, tem mais de cem anos, construído a semelhança do belíssimo Cruzeiro de Camargos, distrito de Mariana de onde muitos trabalhadores vieram para exercer trabalhos na mina da Passagem.
O cruzeiro ainda era símbolo e dava nome a famosa fábrica de chá que existia em Passagem, fomentada pelos ingleses em seu início.
Sobre a plantação de chá existente no local veja o documentário feito pelo jornal O Espeto, clique abaixo: