Protesto por falta de água em Mariana : Veja vídeo

    Moradores do bairro Rosário fecharam a principal rua de acesso devido a falta de água neste sábado dia 14 de setembro de 2024.

    Um dos moradores Sr. Carlos Monteiro disse ao jornal O Espeto que sua rua é abastecida apenas por caminhão pipa, e está sem água há dois dias.

    A Guarda Municipal de Mariana foi ao local e com muita educação conversou com os manifestantes, conseguindo liberar a rua interditada com a promessa que um caminhão pipa chegaria em breve, por isso a rua foi liberada.

    Mais um protesto em Mariana que sofre com a falta de distribuição de água, o problema é estrutura pois Mariana tem ainda várias fontes de água como a Cachoeira da Bumbaça.

    Segundo nossas informações existem 3 grande projetos de captação : Bicão da Vale, Sibrão, e duplicação da Eta Sul. Além disso há captações podem sofrer reformas e ampliação.

    Caminhão pipa nas ruas do Bairro Rosário : trânsito também fica complicado durante o abastecimento de casas.
    Rio Belchior, atrás da Serrinha em Passagem de Mariana, dentro do parque do Itacolomi
    Cachoeira do Bumbaça, atrás de Passagem de Mariana, em cima do Bairro Santo Antônio, toda água que nasce no Morro Santo Antônio segue para o Ribeirão do Carmo. Já houve um projeto de captação dessa água durante o Governo de Terezinha Ramos, porém após sua saída todos canos foram arrancados.

    Rio do Sibrão, na estrada para Vargem, nasce no distrito de Ouro Preto do Salto e passa por Mainart para formar o rio Gualaxo do Norte.

    Ainda tem a Cachoeira Véu da Noiva, em frente ao bairro Liberdade, suas águas alimentavam as máquinas da mina da Passagem na época da mineração inglesa.

    O Diretor do SAAE Sr. Valtecir Fernandes em rede social disse que o SAAE não recebeu o investimento necessário nos últimos dez anos, desde 2015, ele disse que agora é hora de cobrar dos políticos compromisso com investimentos para o SAAE poder fazer os projetos de melhoria do abastecimento e distribuição.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui

    Para falar com nossa Redação, elogiar, criticar, apontar erro ou sugerir novas reportagens entre em contado com o SAL , SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO LEITOR, ao clicar aqui você terá acesso ao grupo de whatsapp do jornal e site O ESPETO para relacionar-se com seu público.