Em setembro, os palcos do Festival Os Sons do Brasil ganharão novos cenários. Como parte das ações da edição 2024, a Trupe Sons do Brasil percorrerá escolas e centros comunitários em municípios como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Piracema e região, trazendo a musicalidade brasileira do seu jeito mais lúdico, especialmente para crianças e adolescentes.
O primeiro destino da Trupe este ano será o “Gastroarte”, um tradicional festival gastronômico no subdistrito da Chapada, em Ouro Preto, que combina artesanato, música, natureza e diversão. Organizado pelos moradores da Chapada, o evento une a riqueza culinária local à criatividade do artesanato. A Trupe fará parte da programação do festival no dia 8 de setembro, a partir das 11h, e promete envolver os pequenos com as mais belas histórias musicais.
O espetáculo, que conta com atores, atrizes e músicos multi-instrumentistas, explora a história da música brasileira e seus gêneros, passando por diversos estilos e expressões musicais, desde a música dos povos originários, cânticos sacros dos missionários jesuítas, até o chorinho, samba, frevo, funk e Hip Hop. O espetáculo conta com dramaturgia de Chiquinho de Assis, direção e concepção cênica de Alex Carvalho, figurinos de Jackson Santos e bonecos de Mauro Carvalho. No elenco, Adriana Maciel, Danilo Campos, Marcelino Xibil Ramos, Silvia Gomes e Tiago Valentim.
“A nossa Trupe chega mais uma vez para valorizar e divulgar a riqueza musical dos sons do Brasil de uma forma lúdica e didática. É uma delícia ver as crianças e adolescentes se divertindo e aprendendo com ritmos sons e muita alegria. A Trupe do Sons do Brasil é um braço muito importante do nosso Festival, por isso nosso roteiro foi pensado com todo cuidado e exclusivamente para o nosso projeto”, explica Fernanda Bento, idealizadora do Festival.
Sucesso de público e crítica, o Festival Sons do Brasil celebra a diversidade musical brasileira com atrações para todos os gostos. Seja com instrumentos de corda, sopro ou percussão, rimas ou música popular mineira, os mais diversos ritmos ganham vida e cor ao serem conduzidos por artistas da nova e velha guarda da música nacional.
O Festival Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produção Cultural, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da J. Mendes, e apoio do Museu Boulieu e do Museu de Mariana.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre a J. Mendes
Há mais de 50 anos, em dezembro de 1967, nasceu a J. Mendes, mineradora fundada pelo empresário mineiro José Mendes Nogueira. Ao longo de sua operação ampliou seus negócios voltando sua estratégia aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação.
Os constantes investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento colocam a J. Mendes entre as empresas mais reconhecidas do Brasil.
Desde a sua fundação, acredita no desenvolvimento social, ambiental e econômico como propulsores de uma sociedade justa, inovadora, sustentável e humanitária, prezando assim, por uma gestão corporativa responsável, ética e comprometida, sobretudo, com o progresso do País. J.Mendes, juntos transformamos riquezas minerais em desenvolvimento.
Serviço – Turnê Trupe Sons do Brasil 2024
Setembro
● 08/09 às 11h: Gastroarte (Chapada – Ouro Preto)
● 10/09 às 10h: Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira (Entre Rios de Minas)
● 10/09 às 13h: Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira (Entre Rios de Minas)
● 11/09 às 14h: Escola Estadual Marília de Dirceu (Ouro Preto)
● 17/09 às 08h: Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenk (Congonhas)
● 17/09 às 13h: Escola Municipal Senhor Odorico (Congonhas)
● 17/09 às 09h: Escola Municipal Professora Celina Cruz (Mota – Ouro Preto)
● 19/09 às 10h: Escola Estadual Hermenegildo Vilaça (Piracema)
● 19/09 às 13h: Escola Estadual Hermenegildo Vilaça (Piracema)
● 19/09 às 19h: Auditório Carmelita Cama de Jesus | parceria com a Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (Desterro de Entre Rios)
● 29/09 às 13h: Bar da Nida (Ouro Preto)
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui