Cantinho da Leitura é inaugurado na Escola Municipal Wilson Pimenta no bairro Santo Antônio

    Espaço abre portas para que as crianças se divirtam sem depender de aparelhos eletrônicos

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Na última quarta-feira, dia 9 de outubro de 2024, a Escola Municipal Wilson Pimenta no bairro Santo Antônio mais conhecido como (”Prainha’’) inaugurou seu novo Cantinho da Leitura, um espaço dedicado a estimular o amor pela leitura nas crianças. A iniciativa, parte do Projeto Partilhando Letras, proporcionou um momento leve para os alunos, com uma apresentação e contação de histórias conduzida por Jailda Freitas, parte do Projeto Projetando Sonhos.

    As histórias contadas por Jailda empolgaram as crianças antes de conhecerem o espaço, e fez com que demonstrassem mais interesse pelos livros disponíveis. O Cantinho da Leitura é um ambiente pensado de forma acolhedora, com tapetes, puffs e uma estante repleta de livros para todos os gostos.

    Com mais de 300 títulos diferentes, a variedade de títulos inclui clássicos e obras contemporâneas, e até mesmo adaptações de séries famosas como “Anne com E” e “Harry Potter”, garantindo que cada criança encontre algo que a interesse. Com o Cantinho da Leitura, a escola espera despertar o gosto pela leitura nas crianças, ampliando seu vocabulário, incentivando a busca pelo conhecimento e proporcionando momentos de lazer e aprendizado.

    A produtora executiva do Projeto Partilhando Letras, Luciana Kalaf, explica que a ideia é criar um espaço onde as crianças possam se conectar com as histórias e explorar o mundo da imaginação. “A escolha dos livros é sempre de coisas que chamam a atenção, os temas são os mais variados possíveis, e também tem a inclusão. Há, por exemplo, três livros em Braille, mas eles são impressos, então quem não tem deficiência também consegue ler”, destaca Luciana.

    Para o diretor da escola, Helerson “Madera” Freitas, o Cantinho da Leitura é um grande ganho para a comunidade escolar. “É um novo mundo, novas descobertas para os alunos. Essa proposta da leitura lúdica acompanha, vamos dizer assim, a pureza deles, e é interessante que se tenha um espaço apropriado para isso e para eles.”, afirma o diretor.

    Ele acredita que o espaço será muito bem aproveitado pelos professores e pelos alunos, que poderão explorar diferentes formas de interagir com os livros e desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão. “Foi feito e pensado com bastante carinho para eles, uma ferramenta bacana de trabalho para que eles possam aproveitar de diversas maneiras, sempre de forma muito positiva”, diz.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui