Espaço abre portas para que as crianças se divirtam sem depender de aparelhos eletrônicos
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última quarta-feira, dia 9 de outubro de 2024, a Escola Municipal Wilson Pimenta no bairro Santo Antônio mais conhecido como (”Prainha’’) inaugurou seu novo Cantinho da Leitura, um espaço dedicado a estimular o amor pela leitura nas crianças. A iniciativa, parte do Projeto Partilhando Letras, proporcionou um momento leve para os alunos, com uma apresentação e contação de histórias conduzida por Jailda Freitas, parte do Projeto Projetando Sonhos.
As histórias contadas por Jailda empolgaram as crianças antes de conhecerem o espaço, e fez com que demonstrassem mais interesse pelos livros disponíveis. O Cantinho da Leitura é um ambiente pensado de forma acolhedora, com tapetes, puffs e uma estante repleta de livros para todos os gostos.
Com mais de 300 títulos diferentes, a variedade de títulos inclui clássicos e obras contemporâneas, e até mesmo adaptações de séries famosas como “Anne com E” e “Harry Potter”, garantindo que cada criança encontre algo que a interesse. Com o Cantinho da Leitura, a escola espera despertar o gosto pela leitura nas crianças, ampliando seu vocabulário, incentivando a busca pelo conhecimento e proporcionando momentos de lazer e aprendizado.
A produtora executiva do Projeto Partilhando Letras, Luciana Kalaf, explica que a ideia é criar um espaço onde as crianças possam se conectar com as histórias e explorar o mundo da imaginação. “A escolha dos livros é sempre de coisas que chamam a atenção, os temas são os mais variados possíveis, e também tem a inclusão. Há, por exemplo, três livros em Braille, mas eles são impressos, então quem não tem deficiência também consegue ler”, destaca Luciana.
Para o diretor da escola, Helerson “Madera” Freitas, o Cantinho da Leitura é um grande ganho para a comunidade escolar. “É um novo mundo, novas descobertas para os alunos. Essa proposta da leitura lúdica acompanha, vamos dizer assim, a pureza deles, e é interessante que se tenha um espaço apropriado para isso e para eles.”, afirma o diretor.
Ele acredita que o espaço será muito bem aproveitado pelos professores e pelos alunos, que poderão explorar diferentes formas de interagir com os livros e desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão. “Foi feito e pensado com bastante carinho para eles, uma ferramenta bacana de trabalho para que eles possam aproveitar de diversas maneiras, sempre de forma muito positiva”, diz.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui