Parlamentares denunciam situação insalubre em novo local de atendimento e exigem providências da companhia energética
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Na 33ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, realizada nesta segunda-feira (21), vereadores criticaram as condições do atendimento prestado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no município. Desde o fechamento do antigo ponto de atendimento, na Rua Santana, o serviço passou por diversas mudanças de local, e atualmente funciona no porão de uma loja na Rua Direita.
Segundo os parlamentares, as condições de atendimento atuais expõem os consumidores a situações indignas. O vereador Ronaldo Bento expressou preocupação com a precariedade das instalações. “Recebi várias denúncias de consumidores. O local atual tem uma escada íngreme e está em um porão, colocando os moradores em situação insalubre. É uma afronta permitir que as pessoas sejam atendidas nessas condições”, afirmou.
Fotos: Rozemberg Alex Teixeira
Ronaldo ainda pediu providências urgentes e sugeriu a realização de uma reunião com a coordenação da Cemig para resolver o impasse. “Precisamos de um espaço digno, até mesmo em parceria com a Prefeitura, para que os consumidores sejam respeitados.”
O vereador Fernando Sampaio reforçou a crítica, afirmando que o governo do estado tem negligenciado Mariana. “Desde que o ponto de atendimento atrás do presídio foi fechado, o serviço vem passando por locais inadequados. Precisamos de um espaço exclusivo para a Cemig. A situação já se mostrou insustentável”, ressaltou.
Pedrinho Salete, também vereador, sugeriu que a Comissão de Recursos Humanos e Direitos do Consumidor da Câmara convoque uma reunião para debater o assunto. Ele destacou que moradores de distritos próximos têm enfrentado grandes dificuldades. “Algumas pessoas precisam ir até Ouro Preto para finalizar o atendimento, o que é inadmissível”, pontuou.
Em janeiro, quando o atendimento foi transferido para a Farmácia Americanas, a Cemig justificou as mudanças como parte de um projeto de transformação do atendimento presencial em municípios menores, com o objetivo de integrar o serviço a estabelecimentos locais. A companhia garantiu que a mudança traria mais comodidade e proximidade aos moradores. Contudo, a realidade enfrentada pelos consumidores de Mariana tem gerado descontentamento.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui