Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última terça-feira, dia 29 de outubro de 2024, a Câmara Municipal de Ouro Preto, sob a liderança da vereadora Lilian França, sediou um encontro que reuniu mais de 20 instituições, todas com um objetivo em comum: garantir que as necessidades e os projetos das mulheres estejam presentes no orçamento municipal.
O encontro teve como objetivo chamar a atenção para esses projetos e fazer com que o apoio para eles esteja no orçamento, e pedir que uma pequena porcentagem do orçamento seja direcionado às instituições que realizam trabalhos voltados para a mulher em Ouro Preto.
A iniciativa do dia 29 abordou a conscientização sobre o câncer de mama, tema central da campanha, para tocar em questões que afetam as mulheres ouropretanas. As 26 instituições presentes, como Siame, Mulheres em Ação e Menopausa Feliz, fazem parte do grupo Mulheres em Rede.
Lilian França destacou a importância de unir forças para fortalecer os trabalhos já existentes e garantir a criação de novos projetos. “Precisamos cuidar de nossa casa. Se não estivermos bem, como vamos cuidar da nossa outra casa, dos nossos filhos e maridos?”, questionou, enfatizando a necessidade de autocuidado e empoderamento feminino.
Um dos pontos mais importantes da discussão foi a inclusão de projetos voltados às mulheres na Lei Orçamentária Anual (LOA). A vereadora propôs que uma porcentagem do orçamento municipal seja destinada anualmente a iniciativas que promovam a saúde, o bem-estar e o empoderamento das mulheres.
“Precisamos que dentro desse orçamento, todos os anos, haja uma porcentagem destinada a esses projetos. Mesmo que eu não esteja aqui mais, precisamos de segurança para que projetos como o da Professora Renata Guerra continuem e fiquem cada vez mais fortes”, afirmou Lilian.
A coordenadora do Programa Íris, professora Renata Guerra, reforçou a importância de ações que promovam a saúde da mulher em todas as fases da vida. “Nós, mulheres, precisamos ser vistas. Nossos problemas precisam ser considerados. Precisamos de ações para melhorar nossa qualidade de vida”, disse a professora.
A participação de mulheres de diversas áreas, como a artesã Maria Madalena Rodrigues Gomes, que apresentou o trabalho da Renda Marafunda, enriqueceu o debate e mostrou a diversidade das mulheres ouropretanas e suas contribuições para a cultura e a economia local.
De acordo com Lilian França, os vereadores Matheus Pacheco, Luiz do Morro, Reginaldo do Tavico, Naércio Ferreira e Wanderley Kuruzu se mostraram favoráveis à inclusão de projetos voltados às mulheres no orçamento municipal.
A vereadora destacou que a aprovação dos projetos depende da união de todos os vereadores. “Precisamos de dez votos para isso, e somos 15. Quem aprova é o legislativo”, afirmou.
Presente no encontro, o vereador Kuruzu reforçou que a última palavra é do legislativo. “Podemos fazer emendas no orçamento e os vereadores também votam. Com relação ao projeto de alternância de gênero na presidência da Câmara, a gente precisa construir um acordo entre os vereadores. Este assunto precisa ser mais debatido e dialogado”, argumentou.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui