Meio Ambiente: Prefeitura inicia entrega de calcário aos produtores rurais

    Na primeira entrega foram recebidas 58,32 toneladas do material, sendo distribuídas no distrito de Florália e nas comunidades de Mutuca e Barro Branco.

    A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, iniciou na última quinta-feira (24), a entrega de calcário para os produtores rurais do município. Ao todo, 50 produtores serão beneficiados com 91,5 toneladas de calcário, distribuídas conforme a recomendação das análises de solo realizadas em cada propriedade, em acordo com a Lei nº 1.925/2019.

    Entre os benefícios da calagem, destaca-se a correção da acidez melhorando o pH do solo, neutraliza a presença de metais tóxicos, como alumínio e manganês, muito presentes nas terras brasileiras que inibem e prejudicam o crescimento das raízes, e  fornecem cálcio e magnésio para as plantas, que são nutrientes essenciais para uma lavoura forte e proveitosa.

    Além disso, o uso do calcário estimula a atividade microbiana, contribuindo para a liberação de nutrientes da matéria orgânica do solo. Todos esses fatores, em conjunto, resultam em maior produtividade das culturas.

    A doação de calcário faz parte do Programa de Gestão e Manejo Sustentável do Solo Agrícola, que visa melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade nas propriedades rurais de Santa Bárbara.

    Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça seu compromisso em apoiar os produtores locais com práticas sustentáveis e recursos essenciais, promovendo um solo mais saudável e produtivo para as futuras safras. Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara (PMSB)

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui