Aécio Neves e Paulo Abi-Ackel se reúnem em Belo Horizonte com o prefeito Fuad Noman

    “A vitória do Fuad é a vitória do equilíbrio. Não tenho dúvida de que vamos ter uma nova configuração do quadro partidário brasileiro. Espero e torço e trabalho muito por isso. Vamos fortalecer o centro democrático”, diz Aécio em encontro com o prefeito reeleito Fuad Noman, nesta segunda-feira (04/11), em Belo Horizonte.

    O ex-governador e deputado federal Aécio Neves e o presidente do PSDB em Minas Gerais, deputado Paulo Abi-Ackel, se reuniram com o prefeito, na Prefeitura de BH, para cumprimentá-lo pela reeleição.

    O PSDB integrou a coligação de partidos que apoiou a reeleição do prefeito.

    Seguem principais trechos da entrevista do deputado Aécio Neves.
     
    Sobre o apoio do PSDB à candidatura do prefeito Fuad:

    Hoje viemos aqui, eu e o deputado Paulo Abi-Ackel, que é o presidente regional do PSDB e secretário-geral nacional do PSDB, trazer um abraço ao meu amigo Fuad. Tenho orgulho muito grande de ter, de alguma forma, repatriado o Fuad, que estava servindo em Brasília, servidor público extraordinário que ele é. Em 2002, logo depois da nossa vitória, eu convidei o Fuad a voltar para Minas Gerais. Foi extraordinário secretário de Fazenda do nosso governo, depois secretário de Obras. Então, temos uma relação antiga de respeito mútuo. Essa foi uma das razões, e de confiança, que fez com que o PSDB, logo no início da campanha, optasse por estar ao lado do prefeito.

    Quero chamar a atenção para algo que é pouco dito aqui. A eleição de Fuad não é uma eleição apenas importante para Belo Horizonte. Na verdade, essa eleição derrotou os extremos no Brasil. O discurso de ódio, o discurso radical, não foi vitorioso praticamente em parte alguma. E a vitória do Fuad é a vitória do equilíbrio, do centro democrático, daquilo que percebemos que precisa se fortalecer no Brasil. Não tenho dúvida de que daqui a alguns poucos anos vamos ter uma nova configuração do quadro partidário brasileiro. Espero e torço e trabalho muito por isso. Vamos fortalecer o centro democrático.

    Sobre o encontro desta segunda-feira:

    Quando eu encontro com o Fuad, com o Paulo (Abi-Ackel), com outras lideranças nacionais – disse a ele que estava conversando com o ACM Neto (União Brasil) na Bahia, que teve uma grande vitória, que o partido trouxe logo no início também apoio ao Fuad, a gente vê a necessidade de construirmos, não só uma federação do ponto de vista estatutário, mas uma nova união das forças que querem que o Brasil ande para frente.

    Sobre a polarização na política:

    Esse radicalismo paralisou o Brasil e vem fazendo muito mal ao Brasil. Então, vim cumprimentar o Fuad porque ele conseguiu derrotar aqui os extremos. Como? Com agressividade? Não. Com serenidade, com o seu trabalho, com a sua história, mostrando entregas à população de Belo Horizonte. Então, chamo a atenção para o prefeito de Belo Horizonte que é, a meu ver, hoje, uma figura política de grande importância nacional. E fortalecê-lo na sua próxima administração é fortalecer o projeto de centro democrático no Brasil.

    Sobre planos do PSDB para o futuro, 2026?

    Costumo dizer que o tempo do político, como dizia o velho Tancredo, pertence muito mais ao destino do que à nossa própria vontade pessoal. O PSDB está se reorganizando. O PSDB passa por momento de dificuldade a partir de equívocos graves que cometeu no passado recente, ao não ter, por exemplo, candidato à presidência da República nas últimas eleições. Mas estamos nos reorganizando no Brasil inteiro e acredito que o PSDB estará, em 2026, pronto para liderar esse campo do centro democrático, com outras alianças, com outros aliados.

    As conversas têm sido intensas no Brasil inteiro. Tenho me dedicado muito a isso. Ao lado do presidente Marconi Perillo, estamos em permanente contato com outras lideranças partidárias. E há essa compreensão: ou nós nos unimos no centro ou vamos novamente permitir que a polarização, que é o radicalismo, que o atraso tome conta da política brasileira. Acho que essa eleição do Fuad e de algumas outras pelo Brasil demonstraram que as pessoas estão cansadas desse confronto permanente que não nos leva a lugar nenhum. Fonte: Comunicação Aécio Neves.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui