Árvore de Natal de 22 metros na praça Tiradentes inicia “Natal – Luz e História” de Ouro Preto

    Iluminação para as festas natalinas receberam o patrocínio da Cemig pelo quarto ano consecutivo. O prefeito Angelo Oswaldo enfatizou a importância de valorizar o patrimônio histórico, integrando a iluminação às características únicas dos casarões e igrejas da cidade: “São 45 dias de luzes, alegria e união”.

    Além da tradicional árvore de Natal na Praça Tiradentes e das luzes que percorrem as ruas como a Rua Direita e o Largo da Alegria, o evento inclui apresentações na Casa da Ópera e no Largo de Marília de Dirceu.

    Por: João B. N. Gonçalves

    Ouro Preto deu início ao “Natal – Luz e História”, na noite de sábado, dia 23 de novembro de 2024, com o acendimento da árvore de Natal de 22 metros na Praça Tiradentes.

    A cidade, já conhecida por sua beleza histórica, ganha novos contornos com mais de um milhão de pontos de luz e uma programação que une tradição e cultura local.

    O evento que se estende até dia 06 de janeiro de 2025, no qual combina tradição e modernidade, oferecendo uma experiência inesquecível ouro-pretanos e também para os turistas.

    “Ouro Preto vive um momento especial, com luzes que destacam sua beleza singular e preservam o legado cultural do ciclo do ouro”, disse o prefeito Angelo Oswaldo.

    Ele enfatizou a importância de valorizar o patrimônio histórico, integrando a iluminação às características únicas dos casarões e igrejas da cidade.

    Com mais de um milhão de pontos de luz espalhados pelo centro histórico e distritos como Antônio Pereira, o Natal de Ouro Preto vai além do encantamento visual.

    A programação cultural celebra as tradições mineiras, como Folias de Reis, Pastorinhas, corais e bandas centenárias, além de cortejos de artistas circenses e apresentações musicais.

    “O evento é uma homenagem à nossa herança cultural”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta. Segundo ele, a expectativa é que cerca de 90 mil turistas visitem a cidade durante as festividades. “Esse fluxo de visitantes fortalece o turismo e a economia local, ao mesmo tempo em que enriquece a experiência cultural de quem vive aqui”, acrescentou.

    O “Natal de Ouro Preto – Luz e História” conta com o patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelo quarto ano consecutivo.

    “É um orgulho para a Cemig contribuir com a cultura e tornar Ouro Preto ainda mais encantadora”, afirmou Lucas Couto, gerente de marketing da companhia. Ele lembrou que, em 2023, a empresa investiu mais de R$ 90 milhões em projetos culturais em todo o Estado de Minas Gerais.

    A vice-prefeita Regina Braga destacou o impacto do evento na vida dos moradores: “Por muitos anos, Ouro Preto sonhou com um Natal tão iluminado quanto o de Mariana. Hoje, realizamos esse sonho para nossas famílias e para os turistas, com uma celebração que une tradição, beleza e o verdadeiro espírito natalino”, disse.

    Além da tradicional árvore de Natal e das luzes que percorrem as ruas coloniais como a Rua Direita e o Largo da Alegria, o evento inclui apresentações na Casa da Ópera e no Largo de Marília de Dirceu.

    O calendário cultural se encerra com a Festa do Reinado, no dia 12 de janeiro de 2025, um desfile que reúne congados e moçambiques de mais de 30 cidades, reforçando a conexão entre as festividades natalinas e o início do calendário cultural do próximo ano. “São 45 dias de luzes, alegria e união” afirma o prefeito Angelo Oswaldo.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui