Santa Bárbara é o primeiro município do Brasil a implementar o gibi “Geração Prateada”

    O lançamento faz parte do Projeto Elos, uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara, o Clube Florescer e a Vale, promovendo a inclusão inter-geracional e a valorização da pessoa idosa.

    Evento aconteceu na tarde de (27) e destacou Santa Bárbara como o primeiro município do Brasil a implementar o gibi Geração Prateada na rede de ensino, distribuindo um exemplar para cada aluno das redes municipal e estadual.

    Santa Bárbara se tornou o primeiro município do Brasil a adotar o gibi Geração Prateada na rede de ensino, distribuindo exemplares para todos os alunos das escolas municipais e estaduais.

    O lançamento, ocorrido (27/11/2024) no seminário “Conectando Gerações”, integra o Projeto Elos, uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara, o Clube Florescer e a Vale, promovendo a inclusão intergeracional e a valorização da pessoa idosa.

    Desenvolvido com o apoio da Universidade Federal de Viçosa e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, o gibi tem um forte apelo educativo. Ele aborda temas fundamentais como idadismo, abuso financeiro e os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, por meio de narrativas que retratam o cotidiano de personagens idosos. A obra busca promover o respeito, a empatia e a inclusão intergeracional, sensibilizando jovens e crianças para a importância desses valores.

    A história narra as experiências de personagens idosos em situações cotidianas, promovendo a conscientização sobre respeito e inclusão intergeracional. Além disso, o seminário contou com a palestra sobre a comunicação não violenta em políticas públicas, reforçando o nosso papel na proteção da melhor idade.

    A cerimônia contou com a presença do prefeito Alcemir Moreira, a vice-prefeita, Professora Dionir Rodrigues, a secretária de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social, Larissa Barbosa, o Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Rael Castelo Branco e o Presidente do Conselho do Distrito Federal, Mauro Freitas, além de outros importantes nomes na luta pelos Direitos da Pessoa Idosa.