Por: Rozemberg Alex Teixeira
No dia 03 de dezembro a Cedro em parceria com a ACIAM/CDL – Mariana e Prefeitura de Mariana, realizaram no centro de convenções, o Encontro de Negócios CEDRO, gerando oportunidades.
A proposta é aproximar a Cedro e suas parceiras do comercio local de Mariana, as empresas parceiras da Cedro que participaram foram; JJ Barbosa, Auto, DWG, Sollus, Terrabel e a empresa Abtec
No evento as empresas fizeram uma breve apresentação, sobre seus serviços, e apontaram suas dificuldades em Mariana, dois pontos levantados pelas empresas de forma unanime foi a dificuldade de mão de obra local e material para serviços como peças e outros recursos tendo que muitas vezes buscar fora da cidade, o que gera uma logística maior por parte das empresas. Na questão de mão de obra local o Sr. Afonso Dias Semim – Sócio-Administrador da Sollus, foi bem especifico na sua dificuldade de contratar mão de obra local, ele disse que ‘’Nossa maior dificuldade hoje na contratação é que muitas pessoas não chegam a ficar conosco nem 15 dias, para colocarmos uma pessoas para trabalhar lá dentro da Cedro fazemos uma série de treinamentos que são exigidos pela cedro, e demanda tempo, colocamos essa pessoa lá dentro para trabalhar e com uma semana a pessoa pede demissão, sem justificativa plausível, então essa é a grande dificuldade que enfrentamos hoje’’.
O Jornal O Espeto conversou com o Sr. Marcus Mariani especialista em relacionamento institucional com comunidade da Cedro, ele falou sobre o objetivo do encontro de Negócios segundo ele; ‘’O evento surgiu numa sinergia nossa com a ACIAM mesmo, um relacionamento da empresa com a ACIAM, com o objetivo de fomentar contratação local a Cedro tem uma política dentro da empresa de contratação de mão de obra e serviços locais então a gente sempre prioriza a contratação local na medida do possível’’. ‘’Esse encontro veio com uma proposta da ACIAM que a gente abraçou e falou, vamos fazer com o intuito de nos tornarmos mais conhecidos para as empresas locais, no sentido deles saberem das nossas necessidades, oque que a gente tem de espaço para contratação, e é um primeiro passo, a ideia é que a gente possa fazer outros encontros, que a gente possa desenvolver vertentes diferentes, especificidades diferentes e com o objetivo sempre de gerar negócio, gerar renda, de gerar contratações, que possa contribuir pro desenvolvimento local do município, então Esse é o princípio, gerar desenvolvimento local, gerar impacto positivo, deixar um legado pra sociedade, desenvolver mineração e com ela como âncora poder desenvolver outras empresas locais, esse é o norte’’. Disse o Sr. Marcus Mariani especialista em relacionamento institucional com comunidade da Cedro.
A presidente da a ACIAM/CDL – Mariana, A Sra. Ana Cristina Coura Mol e Silva, avaliou o encontro como positivo ela disse que;
‘’Esse foi um evento feito em parceria da ACIAM com a Cedro, quando nós solicitamos a Cedro esse tipo de aproximação, com o objetivo de dar mais oportunidades aos empresários locais, a empresa foi muito receptiva e prontamente se colocou à disposição pra elaborar esse evento, e junto com a associação comercial foi planejado, elaborado e já aconteceu e eu acredito que tenha sido na minha avaliação positivo’’. ‘’Eu espero que daqui realmente surjam mais oportunidades pros empresários locais, o objetivo principal é aproximar essas grandes empresas e os principais fornecedores que a gente chama de empresas âncora, dos empresários locais às vezes o que a Cedro não compra diretamente no mercado local através das contratadas (Empresas Âncora) ela pode estar comprando assim dando dar a oportunidade pros empresários de Mariana’’.
Durante o evento foi servido um coffee break serviço prestado pela empresa EmpreenDelas. A Srta. Graziela Costa responsável pelo Bife, disse que; ‘’hoje eu estou aqui representando a rede de mulheres empreendelas do distrito de Antônio Pereira, onde a gente conta a com 260 mulheres associadas atualmente, para nós é muito importante está sendo inserida nesses tipos de eventos, na nossa região, isso nos fortalece muito. Hoje eu estou representando algumas das nossas meninas lá do time de gastronomia, quando a gente é solicitado, Pra esse tipo de evento, cada uma faz um tipo de produto e a gente junta todos os produtos para está fornecendo aí pra galera.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui