
A empresa Jari Segurança e Logística Empresarial Eireli enviou ao jornal O Espeto comunicado sobre as obras na Escola Estadual Dona Reparata em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana.
O distrito de Cachoeira do Brumado se destaca na educação com grande número de pessoas formadas em universidades, fruto do zelo e apreço que tem a educação e as escolas, tanto municipal Anibal de Freitas quanto a escola estadual Dona Reparata.
A convite da comunidade o Jornal O Espeto noticiou fatos pertinentes a reunião que aconteceu dia 08 de dezembro de 2024 cujo assunto foi a obra de reforma da Escola Estadual Dona Reparata. Estava inicialmente previsto um protesto mas não aconteceu.
A empresa Jari afirma em nota que a ordem de serviço para a escola Dona Reparata foi emitida no dia 05 de dezembro de 2022. Sendo assim são dois anos e 20 dias e não três anos como dito pelos moradores de Cachoeira eu reunião e divulgado pelo Jornal O Espeto.
A empresa afirma que ainda houve o prazo (cerca de 5 meses) decorrido entre a confirmação da necessidade de realização do reforço estrutural para garantir a segurança dos usuários do prédio da Escola e a autorização e ajuste da planilha para dar continuidade às obras.
A empresa Jari em nota afirma também que a retirada da laje do refeitório não se faz parte da obra: “Este serviço não se encontra no escopo de trabalho da Empresa.”
A empresa afirma que : “Todos os materiais e serviços são executados com materiais e mão de obra pagos pela Empresa.” Moradores disseram ao jornal O Espeto que doaram materiais para as obras, o que segundo a empresa não acontece.
Quanto a afirmação dos moradores de que o trabalho está sendo feito de forma fragmentada a empresa Jari informa que: “ Quanto ao trabalho estar sendo executado de forma fragmentada a Empresa esclarece que todo trabalho tem uma sequência. E a ordem da sequência de execução segue de forma a não prejudicar o que já se encontra pronto. Portanto não se trata de fragmentação e sim de sequência.”
Empresa Jari ainda esclarece que a obra encontra-se em fase de finalização. Uma boa notícia.
Abaixo resposta da Secretaria Estadual de Educação publicada dia 11/12/2024 sobre a referida obra:
“Procurada pela reportagem do Jornal O Espeto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), representando a direção da escola, informou que as obras na Escola Dona Reparata Dias de Oliveira estão “em andamento e dentro do prazo previsto para 2027”. A pasta destacou que a reforma, iniciada com um investimento de R$ 701 mil, inclui análises e reforço estrutural. Na próxima etapa, a SEE/MG planeja implementar o sistema de segurança contra incêndios e pânico, que ainda está em fase de orçamento. A Secretaria também reafirmou o compromisso de “entregar um espaço adequado e seguro para o ensino à comunidade escolar”.
O que a comunidade quer:
A comunidade escolar espera que o prédio seja liberado a tempo de receber os alunos no início do ano letivo de 2025. No entanto, há incertezas sobre o fim das obras. Enquanto isso, a improvisação e os desafios pedagógicos continuam a dificultar a rotina da escola, que funciona em outros espaços devido a reforma.
“A paróquia e a comunidade do Cafundão, onde a escola também está alocada, precisam de seus espaços de volta. Não temos como continuar assim. Precisamos de uma solução urgente”, reforçou Aparecida Ramos.
Para ler a nota da empresa Jari ao jornal O Espeto na íntegra clique aqui
Para ver o relatório fotográfico do andamento das obras enviado pela Empresa Jari, clique aqui
O jornal O Espeto se coloca a disposição da comunidade de Cachoeira do Brumado, da empresa Jari e da Secretaria Estadual de Educação do Governo de Minas para qualquer comunicado. Basta acessar nossos canais de atendimento abaixo ou por email: oespeto@gmai.com. O jornal O Espeto espera assim estar cumprindo sua função como Imprensa.
Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui
Se quiser mandar sua opinião ou sugestão de pauta, entre em contato através do SAL, Serviço de Atendimento ao Leitor, clique aqui.