A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (AMAPI) vai realizar no próximo dia 23/01/2025 a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente em local a ser confirmado e horário que serão amplamente divulgados.
A Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Vale do Piranga será válida para todos os municípios participantes com exceção de Dom Silvério que já realizou.
As conferências ambientais tem o objetivo de planejar caminhos e soluções para o desenvolvimento econômico, preservando os recursos naturais, além de abordar aspectos como:
-Inclusão de repasses do acordo de repactuação ambiental para os municípios da bacia do Rio Piranga que não foram contemplados.
São 22 municípios participantes da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente.
-Abre Campo.
-Acaiaca.
-Alvinópolis.
-Amparo do Serra.
-Barra Longa.
-Diogo de Vasconcelos.
-Dionísio.
-Guaraciaba.
-Jequeri.
-Oratórios.
-Piedade de Ponte Nova.
-Ponte Nova.
-Raul Soares.
-Rio Casca.
-Rio Doce.
Santa Cruz do Escalvado
-São Pedro dos Ferros.
-Sem Peixe.
-Santo Antonio do Grama.
-São José do Goiabal.
-Teixeiras.
-Urucânia.
Entenda o que é repactuacão:
A repactuação é uma ampla renegociação do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) originalmente assinado em 2016 entre o Poder Público, a Samarco e suas duas acionistas (Vale e BHP), empresas responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015. O TTAC estabeleceu as condições de reparação do meio ambiente e de indenização das pessoas, empresas e instituições públicas e privadas atingidas pela tragédia.
Caberá, portanto, aos entes federados, mediante o repasse de recursos financeiros pelas empresas responsáveis pelo desastre, a implementação de iniciativas diversas para a promoção das reparações por meio da execução de ações, programas, e projetos vinculados a políticas públicas.
Fonte: AMAPI
Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp, clique aqui para participar de nosso grupo