Câmara de Ouro Preto discute reforma do Cine Vila Rica há sete anos fechado

    O vereador Wanderley Kuruzu apresentou a Representação 03/2025, solicitando informações sobre o andamento do projeto. Vereadores falam sobre falta de avanços no projeto de revitalização e destacam relevância cultural do espaço.

    Por: João B. N. Gonçalves, foto do cinema: Anne Souz, arte e revisão Leandro H Santos.

    A segunda reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada na terça-feira, 7 de janeiro de 2025, teve como tema principal a reforma do Cine Vila Rica, localizado na Praça Reinaldo Alves de Brito, no Centro da cidade.

    Durante a reunião, presidida pelo Vereador Vantuir Silva, os vereadores debateram a importância do espaço para a cultura local e cobraram avanços no projeto de revitalização.

    O vereador Wanderley Kuruzu apresentou a Representação 3/2025, solicitando que a reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Aparecida Marliére de Lima, e o presidente da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira, forneçam informações sobre o andamento do projeto.

    O vereador fez cobranças em relação à demora e falta de avanços no projeto: “Esse é um tema que muitos moradores questionam. Embora a reforma tenha sido anunciada há muito tempo, na prática, nada acontece. Precisamos de respostas claras sobre a situação atual para atender à população que cobra pelo retorno do nosso cinema”.

    O Cine Vila Rica, único cinema em Ouro Preto, é um marco histórico e cultural de Minas Gerais. O prédio, construído em 1886 para o Liceu de Artes e Ofícios, foi convertido em cinema em 1958 e, desde então, é administrado pela UFOP. Além de exibições cinematográficas, o espaço também é utilizado para palestras, cursos e exposições.

    Desde 2018 o cinema está fechado devido às condições precárias do edifício, necessitando de uma reforma cuja verba ainda depende de liberação.

    O vereador Renato Zoroastro também enfatizou a urgência da revitalização. “Cheguei a tratar desse tema meses atrás e encaminhei pedidos à Fundação Gorceix, mas os avanços não ocorreram. A revitalização do Cine Vila Rica não é apenas uma questão cultural; é também educacional. Muitos alunos do município precisam se deslocar até cidades vizinhas para terem acesso ao cinema, o que mostra a relevância desse espaço para a formação educacional e cultural das crianças e jovens”.

    Em 2022, a UFOP  anunciou a aprovação de um projeto de R$ 16,5 milhões para a revitalização do Cine Vila Rica, em que receberia a verba do Governo do Estado de Minas Gerais. O anúncio foi feito em visita do governador Romeu Zema a Ouro Preto. Entretanto, até o momento, as obras não foram iniciadas.

    O projeto previa a contratação inicial de projetos de intervenção (básico e executivo), com posterior execução de obras, para a revitalização e reestruturação do espaço. Em 2018, o cinema foi fechado devido à necessidade de reforma, para a qual é necessária a liberação de verba pública. Com a indisponibilidade do prédio, as sessões passaram a ser realizadas no anexo do Museu da Inconfidência.

    Vereador Wemerson Titão destacou a relevância da cultura, destacando que o Cine Vila Rica representa muito para a identidade de Ouro Preto. “A cultura não pode ser esquecida. Faço das palavras de Kuruzu as minhas”, disse Vereador Titão.

    Lilian França também reforçou a importância do cinema para a cidade: “Tenho muitas lembranças do Cine Vila Rica, onde promovemos várias atividades culturais, especialmente com grupos de idosos e mulheres. O cinema precisa ser revitalizado e oferecer mais atrativos para resgatar o turismo e enriquecer a cultura local”.

    Carlinhos Mendes lembrou que, para uma cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, o fechamento do único cinema é inaceitável. “Para uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, o cinema faz muita falta. Precisamos voltar com ele”, declarou.

    Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp, clique aqui para participar de nosso grupo

    Clique aqui para participar do SAL, Serviço de Atendimento ao Leitor, para enviar sugestões de notícias, convite, reclamação, informar erro, ou elogiar.