Noite Mineira de Museus e Bibliotecas abre inscrições para a primeira edição de 2025

    Gestores culturais de todo o estado têm até a próxima sexta-feira (24/1) para inscrever seus equipamentos

    Estão abertas as inscrições para a 9ª edição – e a primeira de 2025 – da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que será realizada no dia 13 de fevereiro. Gestores culturais de todo o estado têm até a próxima sexta-feira (24/1) para cadastrar seus equipamentos na programação, por meio do formulário disponibilizado neste link. O formulário é exclusivo para inscrição de atividades por responsáveis e gestores culturais dos equipamentos culturais.

    A NMMB é um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais com o objetivo de ampliar, até 22h, o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses. Durante o período noturno, esses espaços oferecem ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, que pode incluir exposições, saraus literários, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.

    A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), realizada por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

    O projeto valoriza os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática. Por meio dessas ações, a NMMB reforça a importância desses equipamentos culturais na vida das pessoas e no fortalecimento da herança cultural mineira.

    A participação traz visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais. Além disso, dependendo da atividade a ser realizada, ela pode ser apresentada na Declaração de Acervos Culturais como democratização do acesso.

    Serviço

    9ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

    Quando: 13 de fevereiro, das 18h às 22h
    Período de inscrições: até 24 de janeiro
    Formulário de inscrição: https://x.gd/Qwz5K

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui