Moradores do Bairro Alvorada cobram melhorias durante reunião da Câmara de Mariana

    Comunidade denuncia problemas estruturais e pede soluções para saneamento, transporte e energia elétrica

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, realizada na segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, moradores do Bairro Alvorada utilizaram a Tribuna Livre para cobrar melhorias na infraestrutura da região. A principal demanda foi a conclusão do processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB), além da pavimentação das vias e da instalação de iluminação pública.

    O vice-presidente da associação de moradores do bairro, Anderson Ricardo Silva, relatou as dificuldades enfrentadas pela população, especialmente durante o período de chuvas. “A situação é complicada. Muitas famílias não conseguem sair de casa, a não ser a pé. De carro é quase impossível”, afirmou. Ele também destacou problemas relacionados à pavimentação da estrada de Purificação. Segundo ele, a drenagem da água da estrada foi direcionada para dentro do bairro, agravando a situação das vias de terra.

    Outro ponto abordado foi a falta de saneamento e de energia elétrica regularizada. “Todas as casas têm força, mas não têm iluminação. A energia elétrica que temos é clandestina”, ressaltou Anderson. A ausência de infraestrutura também afeta o transporte escolar. Crianças precisam caminhar até o ponto mais próximo com asfalto para embarcar no ônibus escolar, causando transtornos para as famílias.

    O presidente da associação, José Carlos Alvin, apontou problemas relacionados à colocação de um limitador de altura na entrada do bairro. “Esse limitador foi colocado pelo município de Ouro Preto, mas afeta a região de Mariana. Empresas deixam de alugar terrenos na região devido a essa restrição”, destacou. Ele também citou a ausência de um ponto de ônibus adequado, o que prejudica a população, especialmente em dias chuvosos.

    Câmara promete intervenção

    Os vereadores presentes na reunião reconheceram os problemas enfrentados pelo bairro. O vereador Pedrinho Salete afirmou que irá oficializar a Comissão de Obras para promover uma reunião entre a associação de moradores, o Executivo e a Samarco. “Precisamos discutir essas melhorias e buscar soluções para os problemas apresentados”, afirmou.

    Já o vereador Preto do Cabanas destacou a necessidade de avançar com a regularização fundiária para que investimentos possam ser realizados no bairro. “A falta de planejamento habitacional na cidade é um problema histórico, e a regularização do Alvorada é essencial para garantir a infraestrutura adequada para os moradores”, disse.

    Ao fim da discussão, a Câmara Municipal anunciou que irá enviar um ofício à Secretaria de Governo para marcar uma reunião com a participação da Samarco, da comunidade e do Executivo municipal, visando discutir soluções para os problemas apontados pelos moradores do Bairro Alvorada.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui