Ouro Preto terá vídeo promocional lançado na abertura oficial do carnaval das cidades históricas de Minas

    Abertura terá a apresentação do bloco mais antigo do Brasil em atividade, o Zé Pereira dos Lacaios, de Ouro Preto, com mais de 150 anos de folia.

    Diamantina, Ouro Preto e Congonhas vão divulgar sua programação do Carnaval da Liberdade 2025.

    Com investimentos do Governo de Minas, inovações e em parceria com a SECULT, a Associação das Cidades Históricas e suas 34 cidades, entre elas três patrimônios culturais da Humanidade:

    Os centros históricos de Diamantina e Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas vão divulgar sua programação do Carnaval da Liberdade 2025.

    Haverá uma coletiva para apresentar a programação nesta terça-feira dia 25/02/2025 no Palácio da Liberdade.

    Serão apresentados na coletiva os carnavais tradicionais e o Carnaval da Tranquilidade, com programação alternativa, realizados nos distritos turísticos e históricos das cidades, como Lavras Novas em Ouro Preto e Milho Verde, no Serro.

    1 – A coletiva contará ainda com a presença e apresentação do bloco mais antigo do Brasil em atividade, o Zé Pereira dos Lacaios, de Ouro Preto, com mais de 150 anos de folia; veja vídeo acima de apresentação do Zé Pereira dos Lacaios em Mariana, em fevereiro de 2025.

    2 – Apresentação e presença de todas as escolas de samba de São João del-Rei, sendo elas: Vem me ver; Unidos de São Geraldo; Mocidade Independente do Bonfim; Girassol; Bate Paus e Irmãos Metralhas;

    3 – De Congonhas virão as duas escolas de samba mais tradicionais da cidade: Unidos da Jacuba e Casa Imperial da Rosa;

    4 – A Coletiva marcará o lançamento oficial do Vídeo oficial do Carnaval das Cidades Históricas 2025;

    5 – Lançamento do vídeo sobre o carnaval de Ouro Preto: De Ouro e Samba: A Tradição das Escolas de Ouro Preto.

    Carnaval das Cidades Históricas

    Foram as cidades históricas que mantiveram a tradição da festa momesca no Estado, com o tradicional carnaval de rua e de bloquinhos de Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei, entre muitas outros, como um destino turístico nacional e internacional consolidado durante décadas.

    A tradição do carnaval de rua é secular em Minas, sendo que o bloco o mais antigo do Brasil em atividade está Ouro Preto.

    Reconhecido como um Carnaval que tem segurança, conforto, tranquilidade e muita folia, as cidades históricas prepararam uma programação especial para este ano, sempre inclusivo e participativo, dentro do Carnaval da Liberdade; e o Carnaval da Tranquilidade, com programação alternativa, acontecendo nos distritos e vilarejos das cidades históricas, voltando para quem quer segurança e muita tranquilidade nos dias de folia.

    Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

    A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais foi fundada em 2003 e hoje atua com 34 municípios mineiros. Os municípios pertencentes à Associação somam juntos mais de 50% do patrimônio histórico tombado no Brasil. Entre eles estão três Patrimônios Culturais da Humanidade tombados pela UNESCO: Os centros históricos de Diamantina e Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas.

    A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e em 2005 foi reconhecida como de utilidade pública pelo Estado de Minas Gerais.

    Municípios participantes

    Baependi – Barão de Cocais – Brumadinho – Bom Jesus do Amparo – Caeté – Catas Altas – Cataguases – Conceição do Mato Dentro – Congonhas – Couto de Magalhães de Minas – Diamantina – Diogo de Vasconcelos – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária – Lagoa Santa – Mariana – Nova Lima – Ouro Preto – Ouro Branco – Paracatu – Piranga – Pitangui – Prados – Raposos – Sabará – Santa Bárbara – Santa Luzia – São Gonçalo do Rio Abaixo – São João del-Rei – São Thomé das Letras – Serro – Tiradentes

    Coletiva de lançamento oficial do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade 2025 das Cidades Históricas – Em Belo Horizonte será dia 25 de fevereiro.