Waldenei Brito reivindicou melhorias para o bairro.
Na reunião ordinária desta segunda-feira (24), o presidente da Associação Comunitária do bairro Marzagão, José Waldenei Souza de Brito, utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Itabirito para apresentar as principais demandas e reivindicações dos moradores da localidade.
A presença do líder comunitário se deu a pedido do vereador Daniel Sudano (Cidadania), por meio do Requerimento 50/2025, e destacou questões como regularização fundiária, infraestrutura básica, segurança e mobilidade urbana.
Durante sua fala, Waldenei Brito ressaltou os desafios enfrentados pelos moradores do Marzagão, especialmente a necessidade de regularização fundiária urbana (Reurb) e a extensão da rede elétrica na comunidade do Coqueiro Verde, nas ruas Célio Bernardo Aguiar e Rua da Paina. “A rede de energia chegou até uma certa parte, mas parou”, afirmou. Ele também destacou a falta de rede de esgoto no bairro, onde muitos moradores ainda dependem de fossas. “Quando a fossa enche, nem todos têm condições de pagar um caminhão para esvaziá-la, e acabam tendo que cavar outra. Isso é um problema sério”, explicou.
O presidente da associação também chamou a atenção para os riscos no Acesso 1 da cidade, localizado próximo à entrada do bairro Marzagão, que já foi palco de acidentes graves, incluindo uma fatalidade em 2024. “O Acesso 1 está um perigo. Precisamos de melhorias urgentes para evitar mais tragédias”, alertou. Além disso, ele reivindicou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Marzagão, a ampliação do transporte público no bairro, a criação de uma praça e mais segurança na Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho.
O presidente da Câmara, Márcio Juninho (Cidadania), destacou a importância da participação popular nas discussões legislativas e anunciou que visa ampliar o acesso das associações comunitárias à Casa Legislativa. “A Tribuna está à disposição para todos os presidentes de associações que queiram vir falar sobre a situação dos seus bairros. Estamos tentando formular um Projeto de Lei chamado ‘O Presidente Vai à Câmara’, para que vocês possam expor os problemas que vivem no dia a dia”, afirmou.
Márcio Juninho também reforçou o compromisso dos vereadores em apoiar as demandas do Marzagão e encaminhá-las ao Executivo. Ele ainda lembrou das emendas parlamentares destinadas ao bairro nos últimos anos, como o bombeamento de água na Rua da Paina, que beneficia não apenas a via, mas também outros pontos mais altos do Marzagão.
As reivindicações apresentadas por Waldenei Brito serão formalizadas em indicações e encaminhadas ao Executivo municipal para análise e possível implementação. A Câmara de Itabirito continuará abrindo espaço para a participação popular, garantindo que as vozes das comunidades sejam ouvidas e que suas demandas sejam atendidas. Fonte: Comunicação – Câmara Municipal de Itabirito
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui