Editorial da edição 841
Reajuste salarial é um tema delicado para todas gestões, que deve ser gerido com sabedoria e diálogo entre os servidores e os Governos.
Claro que os servidores querem o melhor aumento e os governos tem que balancear as contas públicas para atender as leis de responsabilidade fiscal e porcentagem de gastos específicos em cada área da administração pública.
O diretor do sindicato dos servidores Sr. Chico Veterinário acusa o Governo Juliano Duarte e Sônia Azzi de falta de diálogo, devido a reuniões canceladas, inclusive com pedido do Sindicato ao Ministério Público para participar das negociações.
Já o governo Juliano Duarte e Sônia Azzi acusa o sindicato dos servidores de agir politicamente e não estabelecer um diálogo pacífico, de acordo com relatório dos fatos na liminar expedida pela desembargadora Juliana Campos Horta. Veja trecho : “O Município aponta que não houve a devida tentativa de negociação pacífica e a não apresentação de uma escala mínima de serviços essenciais, o que, segundo a argumentação, coloca em risco a população, especialmente nos serviços de educação infantil e saúde. Além disso, o Município argumenta que a greve foi motivada por interesses políticos, com o presidente do sindicato, Francisco de Assis Souza, utilizando a entidade para promover sua candidatura eleitoral, o que caracteriza desvio de finalidade. Este fato, somado à tentativa de impugnação da candidatura do atual prefeito nas eleições de 2024, seria indicativo de que o movimento grevista visa mais a desestabilização política do que a defesa dos direitos dos servidores.”
Nesse clima quente, de acusações, de ânimos exaltados, de passeatas, protestos, ações na justiça, há que reinar a diplomacia para que se chegue primeiro a uma atmosfera aceitável para o diálogo, primeiro passo para estabilidade política, visando um desfecho favorável para normalização dos serviços públicos, tão necessários para vida de nossa população. Diplomacia é uma palavra importante e deve ser a peça central para o fim desta crise em Mariana.