A Mina Patrimônio informa que iniciou suas operações dia 11 de março de 2025 na localidade de Botafogo, em Ouro Preto. Em nota a Mina Patrimônio afirma que este projeto contou com a aprovação e licenciamento de todas as autoridades competentes e representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável da região.
A Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) expediu licença ambiental para operação da Mina Patrimônio que tem o dever de cumprir todas as práticas necessárias em conformidade com as rigorosas regulamentações ambientais, para assim assegurar um desenvolvimento responsável e transparente.
Em nota a Mina Patrimônio afirma que durante todo o período previsto de atividade, pretende ser uma fonte constante de empregos e geração de renda para a comunidade de Ouro Preto, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local, oferecendo oportunidades significativas para promover o dinamismo da economia local e regional, além de ser um potencial parceiro para os projetos existentes na região, fortalecendo a cadeia produtiva local.
Ainda em nota ao jornal O Espeto, a Mina Patrimônio afirma que utilizará a tecnologia de mineração a seco o que elimina a necessidade de barragens e pilhas de rejeitos: “Nossa operação visa minimizar significativamente os impactos ambientais e assegurando uma maior segurança para a comunidade local e para o meio ambiente.” Afirma a Mina Patrimônio.
Audiência Pública : No dia 13/11/2024 aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas audiência pública que debateu os riscos e os impactos da expansão da mineração na Serra do Botafogo para o desenvolvimento urbano de Ouro Preto e região.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui