
A ACAM, Associação de Caçadores de Assombrações e Monstros de Mariana realiza um trabalho de educação patrimonial com as lendas e histórias de Mariana e região. Em 2024 algumas das lendas foram apresentadas como tema do Carnaval de Mariana.
Veja a história das lendas que viraram decoração no Carnaval de Mariana em 2024.
Caboclo Dágua :

Como é : È um animal misto entre macaco, galinha e lagartixa, do tamanho de um homem, só um pouco menor.
Onde habita : ribeirão do Carmo, Rio Gualaxo, Rio Paraibuna. Foi avistado em Mariana, Bandeirantes, Monsenhor Horta, Brito, Magalhães e também e Barra Longa, Acaiaca, Ponte Nova.
O que fala quem já viu: Sr. Bispo, morador de Acaiaca, fala que ele tem a pele escura e escamosa com uma crista na cabeça. Para Daniel Mucci de Barra Longa ele faz um assobio para chamar atenção e tem dentes afiados, com os olhos juntos a cabeça como uma largatixa ou águia. Para José Quirino de Diogo ele nada muito bem, e consegue matar um boi com um golpe ! Para Totoni Doceiro o Caboclo Dágua é um bicho que consegue furar por baixo da terra e fazer o rio invadir garimpos.
Noiva de Furquim

Como é : È uma moça muito bonita, que aparece vestida de noiva, com uma tiara branca com flores no cabelo.
Onde habita : próximo ao trevo de Furquim em Mariana.
O que fala quem já viu: Para Wagner Gallo ela pediu para parar o ônibus e entrou, depois sumiu ! Para o Professor Milton Brigoline ela fica pedindo carona e se não diminuir ela aparece dentro do carro. Para o enfermeiro Welerson Nunes de Acaiaca ela aparece para quem para no trevo de Furquim.
Mãe do Ouro

Como é : È uma bola de fogo com luz amarela forte que brilha, ela flutua próximo ao chão em locais que tem ouro. Ela tem o poder de ficar minúscula e se tornar muito grande.
Onde habita : zona rural de Mariana, Parque do Itacolomi, Zona rural de Diogo de Vasconcelos, trevo de Passagem de Mariana.
O que fala quem já viu: Para José Custódio ela tem um grande brilho mas não é quente. Para Ramon Rapallo ela vem do alto e fica baixinho na terra, se olhar dói as vistas. Para Vicente Bispo se deixar um pente no chão ela para e penteia os seus raios. Casos de pessoas que foram ao hospital de Mariana com vistas queimadas pela forte luz para pingar colírio, depois de uma semana os olhos voltaram ao normal, como aconteceu com Vicente Bispo. Everaldo Silva, eletricista, correu dela no Bairro Gogo, em Mariana, e afirma que ela ficou do tamanho de um fusca ! Já o empresário Ricardo Alves, disse que acordou com um grande luz dentro da sua casa onde morava em Santa Rita Durão, e quando viu a Mãe do Ouro ela ficou pequena e passou pelo buraco da fechadura !
Capitão Jack :

Como é : È um cavaleiro inglês, vestido todo de branco, com chapéu. Aparece as vezes montado em cavalo branco e as vezes a pé. Tem bigode branco e longo. Ele foi um capitão inglês que lutou no exército contra Napoleão Bonaparte, e depois da guerra veio trabalhar na mina da Passagem.
Onde habita : Passagem de Mariana, região da Igreja e cemitério anglicano, Jardim dos Ingleses e Mina de Passagem.
O que fala quem já viu: Para Henrique Morelli dos Santos, ele se veste muito bem e fala inglês, mas de repente desaparece na frente das pessoas. Para Herbert Yag ele cavalga pela passarela em Passagem durante a lua cheia.
Maria Sabão :

Como é : Era uma pessoa escravizada que cozinhava e lavava as roupas dos mineiros. Ela fabricava o próprio sabão com abacate, sebo de boi e cinzas como todo mundo fazia antes das fábricas de detergente chegarem. Porém dizem que ela usava também sebo de crianças mal criadas, que falam palavrão, briguentas, e que não gostam de escovar dente ou tomar banho !
Onde habita : Rua do Buqueirão em Passagem de Mariana, onde tem uma mina, lá é sua casa.
O que fala quem já viu: Célio Santos tomou uma pancada na cabeça em frente a mina onde Maria Sabão mora e desmaiou. Ele foi socorrido e levado para o hospital Monsenhor Horta onde médico chamou a Polícia Militar para registrar ocorrência. Célio disse que foi agredido por uma colher de pau por Maria Sabão. Após diligência na rua do Buqueirão a Policia Militar não encontrou Maria Sabão. Também Valter Ribas por várias vezes já viu sair fumaça da mina e acredita da lenha queimando onde Maria Sabão coloca seu caldeirão.
Procissão das Almas Penadas

Como é : È uma procissão feito pelas almas penadas que sai pelas ruas tarde da noite durante a quaresma. Todas almas vestidas de túnica branca segurando velas, caveiras e um canela de defunto.
Onde habita : Ruas de Mariana e Passagem.
O que fala quem já viu: Uma alma vai segurando um balaio de penas que são jogadas pelas ruas. Quem abre a janela ganha uma vela que no outro dia vira um osso, uma canela de defunto ! Durante a procissão as almas entoam cantos e gemidos. “Reza mais, reza mais uma oração, para a alma que morreu sem confissão.” A representação da procissão sai toda sexta-feira da Paixão meia noite e passa pelo centro histórico de Mariana!
A alma que segura o balaio de penas é do distrito de Padre Viegas, pois em vida caluniou uma moça e um padre. Como penitência foi mandada espalhar penas ao vento e depois mandada recolher as penas, numa comparação com as mentiras que depois de faladas voam !
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui