Prefeitura de Mariana reforça a atenção sobre a doença mão-pé-boca

    Por Leonardo Minéo

    Causada pelos vírus Enterovírus e Coxsackievirus, a doença Mão-Pé-Boca pode afetar os adultos, porém, é mais comum na infância, principalmente em bebês que ainda estão amamentando e em crianças menores de cinco anos. Diante disso, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, alerta e conscientiza a população sobre a doença, especialmente os pais de crianças pequenas, pois, apesar de não ser grave, ela é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente em escolas e creches.

    A doença mão-pé-boca é uma enfermidade causada por vírus da família Picornaviridae, que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca).

    Seu nome vem das manchas e bolhas vermelhas que aparecem nas mãos, nos pés e na boca, características típicas dessa condição. Ela é mais comum durante os períodos de outono e inverno e embora possa afetar adultos, é muito mais comum em crianças.

    Transmissão
    A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, de forma direta ou indireta, pelo contato com fezes ou saliva de uma pessoa infectada ou, então, através do contato com alimentos e objetos contaminados.

    É importante ressaltar que, mesmo após a recuperação, a pessoa ainda pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro e oito semanas, sendo a primeira semana após o início dos sintomas o período de maior facilidade para transmissão.

    Sintomas
    Seus principais sintomas podem incluir: febre, erupções vermelhas em mãos, pés e nádegas (geralmente sem coceiras) e aftas na boca e ao redor dela. Em alguns casos, as erupções que se caracterizam por manchas vermelhas planas ou ligeiramente elevadas, podendo evoluir para bolhas espalhadas pelo corpo.

    Além disso, mal-estar, falta de apetite, vômito e diarreia também podem se caracterizar como alguns dos sintomas.

    Recomendações
    Por isso, é necessário tomar algumas medidas de saúde para evitar a contaminação, como:

    • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
    • Limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência com água e sabão;
    • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais como talheres, copos e toalhas;
    • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
    • É recomendável o isolamento até o desaparecimento dos sintomas, que duram de 5 a 7 dias;

    Diante dessas informações, a Prefeitura de Mariana reforça, mais uma vez, a necessidade de atenção à doença em todo o município, principalmente entre os pais de crianças pequenas.

    Fique atento aos sintomas e, se necessário, procure uma unidade de saúde.

    Fonte? Prefeitura de Mariana

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui