
“Tinha um sonho, uma dívida, e uma mulher grávida, o começo foi assim.” Disse Anderson Dilly da Pixel Print, especializada em arte visual, no evento Impulso Mariana, que aconteceu no dia 21 de maio de 2025.
Impulso Mariana é iniciativa da ACIAM / CDL, Associação Comercial de Mariana, que por meio de rodas de conversas busca trazer discussões inspiradoras e conexões para estimular a diversificação econômica em Mariana.
A conversa com Anderson Dilly foi muito interessante, e o empresário relatou sua história, desafios, e aprendizagens.
Como parte importante para nossa reflexão Dilly disse que a sua geração não cresceu pensando em ser empresário. “ Quando criança, quando jovem, todos da minha idade queria ser empregado das mineradoras, esse era o bom partido! Ninguém falava “eu quero ser empresário. Por isso é necessário um trabalho para despertar nos jovens essa possibilidade de empreender, de ter seu próprio negócio, de levar as escolas o empreendedorismo.”

Outro ponto importante na conversa com Dilly é a resistência, ele relatou que montou três negócios que não deram certo, mas serviram de aprendizagem que o ajudou posteriormente.
Ainda outro fato interessante são os desafios mesmos quando pensamos que tudo está bem, por exemplo, Dilly contou sobre as três crises que sua empresa passou, sendo a crise do preço do minério de ferro que afetou as mineradoras e suas ações, depois o rompimento da barragem da Samarco, e depois ainda a pandemia. “ Desafios que a empresa passou e que não estávamos preparados nem sabíamos o que ia acontecer, era um dia por vez.”

Como fator que importante para o sucesso da empresa Dilly citou sua família, seu sócio e amigo, e sua equipe, presentes no evento, aos quais ele não poupou elogios.
Como reflexão Dilly alertou sobre a diversificação de produtos e serviços do negócio: “ Se a empresa é especializada em fazer tal serviço ou produto, ao ampliar demais corre-se o risco de não ser bom naquilo que oferece. Agora se você se dedica a fazer um produto ou serviços corelacionados a ele a sua chance de destacar é muito maior porque vai agregar qualidade.”
Outra reflexão que Dilly fez é a importância do empresário entender do que faz e gostar, do começo a fim : “ Eu faço tudo na loja, monto, varro chão, planejo, corto, crio a arte, sei como fazer e quando dá e quando não dá. ”
As rodas de conversa com os empresários acontecem na Casa do Empreendedor, localizada na Rua Luiz Antônio Bastos, 25, próximo à Estação Ferroviária.
Parabéns a equipe da ACIAM Mariana por providenciar esses encontros que trazem momentos de aprendizagem e inspiração !
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui