Por Júlia Aguiar
No último domingo (17), os fieis da Catedral de Mariana encerraram a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção com chave de ouro, após nove dias de novena. A festa começou às 18h, com uma procissão, que partiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo em direção à Catedral, onde os fieis celebraram a padroeira da Arquidiocese de Mariana.
O dogma da Assunção de Maria, que reconhece sua elevação ao céu em corpo e alma, foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1950, e sua celebração oficial acontece no dia 15 de agosto. No Brasil, a solenidade é tradicionalmente festejada no domingo seguinte, quando a data ocorre durante a semana.
Em Mariana, a esta devoção remonta à criação da diocese, em 1745, quando o orago da igreja matriz mudou de Nossa Senhora da Conceição para Nossa Senhora Assunção com a sua elevação a catedral, seguindo a tradição das demais catedrais do Império Portugues. PMM.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui