Mina do Veloso revela a alunos os segredos das minas de ouro e da história através da educação patrimonial

    Os alunos da Escola Estadual Dom Silvério em Mariana, acompanhados de professores visitaram a Mina do Veloso dia 22 de agosto, e surpreenderam com tudo que lá viram. Tiveram a oportunidade de aprender sobre a exploração das minas de ouro, suas técnicas, ferramentas, e o mais importante, aprenderam a valorizar a história de nossa região que não é contada nos livros didáticos.

    Para Eduardo Evangelista proprietário da Mina do Veloso é muito importante mostrar esse outro lado das cidades históricas, da mineração, das técnicas de trabalho africano. Ele deu uma palestra aos alunos sobre o processo de mineração coloquial e importância dos conhecimentos dos povos escravizados africanos que trouxeram esse conhecimento técnico da mineração.

    Toda  semana a Mina do Veloso recebe alunos da rede pública de Ouro Preto agendados. Os alunos de Mariana visitaram a Mina do Veloso devido a parceria intermediada pelo Jornal O Espeto. Para organizar toda infraestrutura para manter a mina e projeto turístico de educação patrimonial gratuito funcionando, com cerca de 10 funcionários, Eduardo conta que recebeu apoio da Deputada Federal Dandara do PSOL.

    Os alunos, de touca e capacete, adoraram entrar na mina, visitar seus salões e passar pelos lugares estreitos, ver e pegar  as ferramentas, diferente de um museu onde vão apenas contemplar, na Mina do Veloso pode-se vivenciar as histórias.

    A Mina Du Veloso é um belo exemplar da genialidade africana nos trabalhos em busca do ouro nos séculos XVIII e XIX. Nela podemos identificar e vivenciar diversos aspectos técnicos e culturais da exploração do ouro no período colonial. São mais de 400 metros de galerias interligando câmaras (salões) com pilares de sustentação do teto. Durante todo trajeto podem ser vistos marcas dos trabalhos feitos pelos mineradores africanos escravizados. A visita à mina é feita por guias experientes, maioria formada entre os jovens do bairro Veloso.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui