
Por: Beatriz Granha
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) celebra 10 anos de história em 2025. Centrado na área de Comunicação e Temporalidades, o PPGCOM comemora a primeira década de trabalho com o lançamento, na última semana, da seleção para a primeira turma de Doutorado em Comunicação, que terá início em março de 2026.
Além disso, pela primeira vez, a casa do Programa, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), é sede do Encontro Nacional de História da Mídia: o décimo quinto encontro de pesquisadores promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) abrange o tema “Revisões Críticas da História: Comunicação, Território e Decolonialidade”.

A professora e coordenadora do Programa Débora Lopez afirma que obter a aprovação do Doutorado é um momento histórico para o PPGCOM e para a UFOP, e representa o reconhecimento da qualidade e excelência do trabalho, além do reconhecimento da UFOP como espaço de produção de conhecimento e verticalização: “A partir de agora podemos oferecer formação continuada completa para nossos estudantes. Quem vem para a graduação em Jornalismo pode seguir no Mestrado e no Doutorado, formando-se como pesquisador ou pesquisadora (…) É um grande passo, que traz benefícios para a universidade e para os cursos, mas também para Mariana e região. As dissertações – e agora as teses – que desenvolvemos aqui são atravessadas pelas questões que caracterizam nossa cidade. A mineração, a história, o turismo fazem parte do que somos. As oportunidades e os desafios que vivemos constituem as pesquisas que fazemos, marcam a partir de onde compreendemos a comunicação e o mundo”.

O projeto do PPGCOM nasceu em 2013, e, no ano de 2014, foi o único Mestrado aprovado em todo o país na área de Comunicação e Informação, além de ser o primeiro programa de pós-graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas aprovado pela federal de Ouro Preto. A primeira turma teve início no ano de 2015, e, atualmente, o campus conta também com os cursos de Economia Aplicada e Empreendedorismo e Inovação, a nível de Mestrado.
Denise Prado, professora do PPGCOM, reforça em entrevista à TV UFOP que a celebração de 10 anos do programa mostra a consolidação do projeto de desenvolvimento da ciência sediado no Campus de Mariana, e representa também a possibilidade de expansão da produção científica e do alcance da Instituição, vislumbrando uma projeção nacional e internacional.
Distribuído em duas linhas de pesquisa e em oito grupos, o PPGCOM da UFOP configura-se atualmente como um programa robusto, reconhecido e premiado, já tendo formado mais de uma centena de mestres em comunicação com alta qualificação teórica e aplicada, e atingindo, em 2022, nota 4 na Avaliação da CAPES. Conta atualmente com 41 mestrandos, e abrirá na próxima semana as inscrições das turmas de 2026, que selecionarão 20 mestrandos e 10 doutorandos, distribuídos nas duas linhas de pesquisa.
O ALCAR 2025 aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto, com atividades de pré-evento realizadas no dia 26 de agosto. Ao longo dos quatro dias, o evento contou com mesas de debate de questões contemporâneas que concernem às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo da Comunicação, sob uma perspectiva socialmente engajada e interseccional
A escolha da UFOP, e mais especificamente, de Mariana para a realização do XV Encontro Nacional de Mídia se deu por um conjunto de fatores: o ano de 2025 marca não só a inauguração do curso de Doutorado e a primeira década do PPGCOM, mas também os 10 anos do rompimento da Barragem de Fundão, desastre que alterou profundamente o cenário local e é visto como ponto de virada no âmbito sócio-econômico, ambiental, comunicacional e político. O objetivo do evento, pautado no pensamento antirracista e decolonial, é observar “diferentes enfoques da diversidade e para a construção de uma história crítica e contextualizada da Comunicação”, conforme o o site oficial.
Débora explica que o encontro da ALCAR é referência nos estudos de história da mídia e dialoga diretamente com a área de concentração do PPGCOM e com a essência da primaz de Minas. “Consideramos que trazer o Congresso nos 10 anos do PPGCOM foi muito representativo, movimentados o Instituto e a cidade e realizamos debates de qualidade,” afirma. Para a coordenadora, a celebração da primeira década do Programa revela a maturidade, a qualidade e o engajamento de todos que o constroem: “Temos um caminho muito profícuo pela frente, com a formação de mais pesquisadores, com mais parcerias e diálogos constantes com a sociedade. Fotos: Yasmin Lombardi, Isabeau Cotrim e Isadora Ribeiro
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui