Fundação de Arte de Ouro Preto retoma atividades em Guaxupé

    Oficinas de desenho e gravura estão entre as primeiras formações que serão desenvolvidas neste mês

    A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) retoma, a partir desta segunda-feira (3), os trabalhos em Guaxupé, no Sul de Minas. A parceria visa a realização de atividades por meio do Programa de Formação em Arte e Preservação do Patrimônio Cultural. Estão previstos cursos de curta duração, destinados a jovens, adultos, professores, artesãos e agentes culturais até setembro de 2026.

    A iniciativa tem como objetivo promover a valorização da cultura, fortalecer os vínculos comunitários, qualificar profissionais da área cultural e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

    Para o presidente da Faop, Wirley Rodrigues Reis, a retomada dessa parceria reforça o compromisso com a descentralização das ações da instituição. “Levar a formação em arte para além de Ouro Preto é uma missão que reforça nossa essência: promover o acesso à cultura, à preservação do patrimônio e à educação artística como instrumentos de transformação social”, ressalta.

    Reis ainda pontua que Guaxupé é uma cidade em que a arte pulsa na vida do povo e na história que constrói sua identidade. “Por isso, é tão simbólico recomeçarmos aqui, num território onde o talento, a sensibilidade e o fazer artístico encontram terreno fértil para florescer. Com essa parceria, reafirmamos o propósito da Faop de estar cada vez mais próxima das pessoas, levando conhecimento, oportunidades e inspirando novas trajetórias por meio da arte”, diz.

    Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, Cassiano da Silva, essa parceria inaugura oportunidades de trocas. “A instituição é reconhecida em todo o país pela excelência na formação artística e pela competência técnica em restauração e preservação do patrimônio histórico. Essa união, portanto, traz não apenas prestígio, mas também a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiência com uma equipe altamente conceituada, fortalecendo nossas ações culturais e o compromisso de Guaxupé com a valorização da arte e da memória”, comenta.

    Oficinas

    No período de 03 a 07/11, serão realizados dois cursos presenciais, de segunda à sexta, das 14h às 18h, destinados a jovens e adultos. O primeiro deles é a Oficina Desenho: Técnicas e Expressão a ser ministrada pelo assessor técnico de Promoção e Extensão da Faop, César Teixeira. O curso propõe a iniciação na linguagem do desenho e no universo do pensar e fazer artísticos, abordando o conhecimento dos elementos básicos do desenho: o ponto, a linha, os planos, as formas, volumes, texturas, luzes e sombras, além das relações teóricas, composicionais e expressivas. A atividade é indicada para jovens de 13 a 17 anos.

    Já a oficina Técnicas Alternativas em Gravura: Multiplicar Imagens, Criar Memórias será realizada pela diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel. O curso inicia o aluno na linguagem da gravura a partir de técnicas e materiais alternativos, como o reaproveitamento das embalagens longa vida para a produção das matrizes, explorando a linguagem gráfica na criação artística, de produtos gráficos e utilitários que serão propostos de forma colaborativa como finalização do curso. A atividade é indicada para jovens e adultos a partir de 16 anos.

    Na sexta-feira (7), será realizada uma mostra final visando a socialização com a comunidade. Os participantes que obtiverem 75% de frequência receberão certificados de participação.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui