Presidente da Câmara Vantuir assina ordem de serviço para início das obras de restauro do anexo da Câmara de Ouro Preto

    Obras começam na segunda-feira próxima dia 01/12/2025

    Por Helena Paz

    O presidente da Câmara de Ouro Preto Vereador Vantuir, junto ao Prefeito Ângelo Oswaldo assinou nesta sexta-feira dia 28/11/2025, em uma reunião simbólica no Plenário da Casa, a ordem de serviço para o início das obras de restauração e reforma do prédio histórico anexo à Câmara.

     Localizado na Rua Cláudio Manoel, nº 31, o imóvel, que se encontra em más condições de conservação, terá os trabalhos de recuperação iniciados já na próxima segunda-feira (01/12/2025). O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes das empresas responsáveis pela execução da obra.

    A SEPRES Engenharia e a Bom Jesus Projetos LTDA foram as empresas contratadas para a realização das obras. Segundo Cláudio Lisboa, sócio-diretor da SEPRES Engenharia, a Catedral da Sé, em Mariana, e o Museu Boulieu foram obras de restauração sob responsabilidade da empresa, garantindo o êxito do restauro do patrimônio ouro-pretano.

    Sr. José das Graças, engenheiro da empresa Bom Jesus, também esteve presente, representando a empresa que ficará responsável pela fiscalização das obras.

    O presidente da Câmara Vereador Vantuir Silva, em coletiva com a imprensa falou sobre a importância do poder público em cuidar das edificações históricas e de investir nos espaços de serviços públicos. Segundo ele, o recurso destinado para a revitalização do prédio é da Câmara Municipal, no valor de oito milhões de reais ( R$ 8.363.617,52)  com prazo de 18 meses para finalizar a obra.

    O vereador Luiz Gonzaga do Morro, realizou a compra do imóvel e a elaboração do projeto, destacou que houve a necessidade de união do Executivo com o Legislativo para a decisão deste grande feito para a Câmara de Ouro Preto. Segundo ele, existe uma falta de estrutura para a quantidade de pessoas que trabalham e circulam na Câmara, deixando um espaço apertado para os funcionários, e essa obra também será importante para a revitalização do ambiente.

    O secretário de Cultura e Turismo, Sr. Flávio Malta, disse sobre a relevância desse restauro para a cidade: “Preservar é um dever de cada cidadã e cada cidadão ouropretano, e a Câmara tem se mostrado muito parceira da preservação do patrimônio”.

    O Prefeito de Ouro Preto Sr. Angelo Oswaldo finalizou a reunião destacando a importância histórica da permanência da Câmara Municipal na Praça Tiradentes, que está no prédio atual há 170 anos, e parabenizou o êxito da iniciativa da Casa dos Vereadores de ampliação do espaço para atender às demandas do serviço público e melhor viabilizar a utilização dos dois prédios.

    Fotos Helena Paz