
Por Mariana Amaral
Na manhã desta quinta – feira (26/02/2026) aconteceu na Câmara Municipal de Mariana uma reunião para discutir o requerimento nº 19/2026 de autoria do vereador Ronaldo Bento sobre obras de restauração e reforma da Igreja Nossa Senhora da Glória em Passagem de Mariana. O telhado causa grande preocupação .

Na reunião estiveram presentes os vereadores Srs. Ronaldo Bento e Marcelo Macedo, o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Sr. Marcos Eduardo Batista, representantes da Secretaria de Obras e Gestão Urbana, Sr. Lélio Pedrosa membro do COMPAT, Sra. Camila do Vale e Sra. Luciene Venâncio, representante da Arquidiocese de Mariana, Sr. Efraim Rocha, o administrador da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Pároco Prof. Gilsimar Tavares, e o chefe do escritório do Iphan em Mariana, Sr. Leandro Batista.
Foram discutidas ações acerca das obras de restauração da Igreja Nossa Senhora da Glória, como a disponibilidade e previsão de destinação de recursos financeiros por meio do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, vinculado ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT) e do PAC Cidades Históricas, ação do Governo Federal, gerenciada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

De acordo com o secretário de Cultura e presidente do COMPAT, Sr. Eduardo Batista, ainda não é possível realizar a disponibilidade de recurso para as obras dessa igreja, pois a planilha de ações orçamentárias não foi apresentada e também explicou como funciona o uso do recurso do PAC. “Eles são pactuados entre manifesto do IPHAN e a Arquidiocese, que faz a submissão do interesse para receber esse recurso. Ele não foi submetido na edição de 2025, mas nós ainda não abrimos o edital de 2026, que devido ao período eleitoral deve ser aberto até julho, onde o IPHAN juntamente com a Arquidiocese podem trazer esse pleito.”, explicou.
Atualmente a Igreja precisa passar por obras estruturais e artísticas, como foi apontado por Efraim. “[…] Primeiro nos preocupa a parte estrutural. Que não tenha mais problema, não vaze mais água, para depois então cuidar do artístico. O forro da igreja causa uma preocupação. A Arquidiocese fez uma intervenção lá recentemente, colocando uma tela de proteção, aprovada pelo Iphan […]”, afirmou.
Ao final da reunião, foi decidido que o projeto apresentado ao Iphan deve passar por especificações por parte da Arquidiocese, após isso esse projeto deve ser encaminhado para Ronaldo Bento e outros vereadores, para assim as obras serem discutidas novamente.
Fotos: Mariana Amaral
Para receber notícias do jornal O ESPETO em seu whatsapp clique aqui