Vereador Tikim Mateus requer informação da Renova sobre o chafariz da Praça Gomes Freire

    Por: Rozembergue Teixeira

    RENOVA afirma que chafariz é de responsabilidade da prefeitura e que o chafariz do jardim foi colocado sem aprovação do IPHAN

    O vereador Tikim Mateus realizou requerimento nesta segunda feira primeiro de março de 2021 durante a reunião ordinária da Câmara de Mariana, onde requer da Fundão Renova informações referentes a obra da Praça Gomes Freire (Jardim): ● qual o destino dado ao antigo chafariz pertencia à praça antes da reforma?” Em nota : A Fundação Renova esclarece que, segundo parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o chafariz da praça Gomes Freire foi instalado sem a aprovação do órgão. Desta forma, durante a elaboração do projeto de requalificação da praça foi proposta a retirada do mesmo e substituição por jatos d’água, ação aprovada pela Prefeitura Municipal de Mariana e IPHAN. A Fundação ressalta que o chafariz se encontra sob cuidado do poder executivo municipal.

    A vereadora Sônia Azzi quando estava votando o requerimento comentou que sabia onde o Chafariz estava, segundo a vereadora ‘’ Eu sei onde o chafariz se encontra mas gostaria que a Renova respondesse’’. Logo o vereador Fernando Sampaio disse ‘’ vereadora se assenhora sabe onde está nos diga pois estamos curiosos a respeito ‘’. Então a vereador Sônia Azzi disse que ‘’pelo fato de o chafariz ter sido esculpido em pedra sabão pelo senhor Urzedo, vendo que ela seria jogada em qualquer lugar ele pediu de volta, e vai ser colocada em frente à igreja nossa senhora da Aparecida no distrito de Bandeirantes ele voltou para o dono antigo que a doou para o município’’.  

    Ouça o trecho onde a vereadora Sônia Azzi diz onde o Chafariz está

    O jornal O ESPETO encaminhou a Renova semana passada pedido de informação sobre o chafariz , achamos oportuno publicar junto com esta reportagem para maior esclarecimento dos fatos. Veja nota da Renova abaixo:

    A Fundação Renova esclarece que, segundo parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o chafariz da praça Gomes Freire foi instalado sem a aprovação do órgão. Desta forma, durante a elaboração do projeto de requalificação da praça foi proposta a retirada do mesmo e substituição por jatos d’água, ação aprovada pela Prefeitura Municipal de Mariana e IPHAN. A Fundação ressalta que o chafariz se encontra sob cuidado do poder executivo municipal.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto