Ouro Preto celebra a festa de Santa Cruz

    Comemorado no dia 03 de maio, a Festa de Santa Cruz é uma das mais antigas tradições de Ouro Preto, desde 1735 na antiga Vila Rica. A festa também é chamada por Festa da Ponte (de Marília de Dirceu), ou ainda, Festa do Amendoim.

    A devoção à Santa Cruz é representada por meio da ornamentação das cruzes, localizadas em variadas áreas do Município, com rosas, flores, fitas e papéis coloridos. Muitos moradores também decoram as portas de suas casas com as ornamentações.

    Na Festa de Santa Cruz são depositados os votos e intenções nos cruzeiros. Acredita-se que as orações desfazem os malfazejos e inquietações espirituais. A festa é promovida pelos moradores da cidade, com muita fé, devoção e cultura, além das oficinas de ornamentação de cruzes nas escolas do Município.

    A tradicional festa é mantida pela família Sacramento, moradores do bairro Antônio Dias, e a Irene do Sacramento é quem nos conta sobre esse legado: “A tradição de rezar ou cantar um ofício da Santa Cruz é desde os nossos antepassados, principalmente pela minha família, por parte da minha avó paterna que tinha essa devoção. E nós da família Sacramento que continuamos a organizar a festividade.”

    Ela conta que, quando criança, ficava encantada e achava uma coisa extraordinária todo o acontecimento da festa que começava no primeiro dia de maio, com as vendas de doces em barraquinhas, como pipoca, caldos de mandioca, feijão, quentão, canjica, amendoim torrado e cajuzinho. E no dia três era cantado o ofício. “A cruz era enfeitada e com a chegada da procissão da bandeira, que vinha da casa do mordomo, e era colocada ao pé da cruz, levantado o mastro e iniciada a reza do ofício, que geralmente é cantada”, ressalta a professora aposentada Irene do Sacramento.

    Este ano, por conta da pandemia, o ofício foi cantado por um número pequeno e restrito de participantes e as cruzes decoradas de forma colaborativa por moradores próximos aos cruzeiros da cidade histórica. “A Secretária de Turismo de Ouro Preto promove mais uma vez uma homenagem no caráter silencioso para manter as tradições de uma forma simbólica e imagética pra que no ano que vem, se Deus quiser, em um momento mais positivo, num cenário melhor, a gente de fato possa comemorar com a presença de todos e manter de pé as tradições, a nossa arte, a nossa cultura que é tão importante pra manutenção do turismo em nossa cidade!”, destaca o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara.

    Aproveitando o Dia de Santa Cruz, a Prefeitura instalou uma cruz no jardim do Casarão Rocha Lagoa. A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, ressaltou a importância desse dia para o Município e como essa ornamentação das cruzes simboliza a fé dos ouro-pretanos. “Por iniciativa da Prefeitura, do prefeito Angelo Oswaldo e do ex-secretário de Cultura e atual da Casa Civil, Zaqueu Astoni, conseguimos resgatar uma cruz e pinhas que foram pagas em 2012 e não foram instaladas. Assim, o canteiro Edniz Reis instalou a cruz aqui na Secretaria”.

    O prefeito Angelo Oswaldo, feliz pela enfim instalação da cruz na Secretaria, reforçou essa tradição de enfeite das cruzes tão importante para Ouro Preto. “Muito significativo e, aproveitando a simbologia do dia de Santa Cruz, nós estamos aqui recebendo as bênçãos do padre Adilson para esta cruz que vem compor esse conjunto de muros de pedra tão bonito com duas pinhas que fazem parte do jardim da Secretaria de Cultura e Patrimônio”.Fotos: Festa de Santa Cruz e instalação da Cruz na Secretaria de Cultura e Patrimônio. Créditos: Gustavo Leite, Patrícia Souza e Neno Vianna.

    Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286
    Nossas mídias sociais:Facebook
    Instagram

    Flickr

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto