“Papo de Museologia para Crianças Arte e Educação”

    Marizabel, ex-aluna da UFOP, lança canal no you tube :O canal visa a aproximar as crianças dos museus, sempre com linguagem didática.” Marizabel

    Os museus também estão superando os desafios impostos pela pandemia – e aprendendo com eles.
    E pensando na importância deste equipamento cultural, em especial, para a Educação, a museóloga Marizabel Vieira Pacheco criou o canal PAPO DE MUSEOLOGIA PARA CRIANÇAS, diga-se de passagem no contexto louco e desesperançoso da pandemia.
    O canal visa a aproximar as crianças dos museus, sempre com linguagem didática. “Através das Literatura Infantil/Infanto-Juvenil, consigo trazer conceitos e aplicações da Museologia para as crianças. Por exemplo, através do livro Letras de Carvão, da Editora Pulo do Gato, consigo explicar O Mito da Caverna, do filósofo grego Platão. O importante é falar de MEMÓRIA, IDENTIDADE, PERTENCIMENTO, ALTERIDADE – assuntos tão urgentes e necessários de serem interiorizados por este público, principalmente.” Outro objetivo do canal PAPO DE MUSEOLOGIA PARA CRIANÇAS é divulgar as ações educativas dos museus e as ações de extensão da UFOP nesta área.
    As ações educativas estão sendo realizadas de forma remota. Assim, o Museu de Congonhas, promoveu a relação com o público através da Gincana Virtual, em que os participantes respondiam perguntas, enviavam desenhos – correspondendo às expectativas da equipe de arte-educadores. Esta dinâmica permitiu que o números de seguidores do Museu de Congonhas no instagran aumentasse contagiando mais pessoas com energia boa.Afinal, o que não se pode é perder o público de vista e nem a vista do público ! Marizabel Vieira Pacheco é formada em Museologia/UFOP, Letras/UFOP e Formação Técnica em Teatro/UFOP. Tem Pós-graduação em Educação/ UFOP e também participou da novela malhação da rede Globo.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto