Duas grandes ações acontecem nesse mês de agosto no Circuito Liberdade. A Semana do Patrimônio, que será realizada entre os dias 17 e 22, e o Mês da Cozinha Mineira, que terá início no dia 13 de agosto e se estende até 19 de setembro.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A semana do Patrimônio, evento que ocorre anualmente sob coordenação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), vai celebrar o Dia do Patrimônio com uma programação cultural diversificada. Com o apoio da Appa – Arte e Cultura e em parceria com os equipamentos culturais do Circuito Liberdade, o evento tem o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, uma oportunidade para reflexão sobre os 50 anos das políticas de patrimônio cultural no Estado e construção de novos caminhos.
Já o Mês da Cozinha Mineira vai tratar do tema como expressão cultural do povo mineiro e identidade de Minas Gerais, com várias atividades nos espaços culturais do Circuito Liberdade, que vão desde mostra de cinema, passando por workshops, até os bate-papos e lives com conteúdos relevantes para quem deseja compreender a importância da cozinha mineira para a cultura e o turismo do estado. A programação completa dos eventos será divulgada em breve no site www.circuitoliberdade.mg.gov.br.
Neste mês de agosto, outro destaque é a nova exposição temporária do Museu Mineiro, que integra o Circuito Liberdade: intitulada “Amigas da Cultura”, a mostra celebra a doação de 44 peças do acervo da Associação Amigas da Cultura para a instituição. Os itens já podem ser vistos na Sala de Exposições Temporárias II. O acervo doado ao museu é formado principalmente por peças de arte sacra, como esculturas de santos, oratórios e imagens, além de objetos cerimoniais: ostensórios, patenas, resplendores, ornamentos de santos, altares e parte do teto de uma igreja de Rio Acima – MG.
Outra exposição que pode ser conferida no mês de agosto, presencialmente e em formato virtual, é a “E eu não sou uma mulher?”, do BDMG Cultural. As artistas Lucimélia Romão e Jessica Lemos apresentam uma série de fotoperfomances e instalações, pautando temas e questões caras às mulheres negras, como colorismo e impactos do racismo e de diversas opressões.
A Fundação Clóvis Salgado também estreia uma mostra virtual. Por meio da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), a Mostra Labirinto, composta por uma incursão virtual em instalações artísticas e pílulas performáticas tem como mote a mitologia do labirinto, divulgando os trabalhos realizados pelos alunos durante o curso. Ela pode ser vista no site da FCS e Canal da FCS no Youtube.
Após o decreto da Prefeitura de Belo Horizonte publicado no início de julho, autorizando o retorno das atividades presenciais dos espaços culturais, já reabriram as portas para visitas presenciais o Museu Mineiro, Centro de Arte Popular, Museu dos Militares Mineiros, Fundação Clóvis Salgado, BDMG Cultural, CCBB BH, Centro Cultural Unimed BH, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública de Minas Gerais e Museu das Minas e do Metal. Os outros espaços do Circuito Liberdade continuam fechados, porém seguem com ampla programação virtual.
Confira abaixo a programação dos espaços culturais:
MUSEU MINEIRO
O Museu Mineiro inaugura no dia 5 de agosto de 2021 a exposição “Amigas da Cultura” na Sala de Exposições Temporárias II. A exposição vem celebrar a doação de 44 peças do acervo da Associação Amigas da Cultura para o Museu Mineiro. As 31 Amigas da Cultura que formaram o grupo pioneiro adotaram uma prática que se tornou característica da agremiação feminina ao longo dos anos: dar apoio e incentivo ao trabalho intelectual e artístico de nomes conhecidos e de jovens que começavam a emergir na vida cultural mineira. Há que se acrescentar a esses feitos, ainda, a reunião de coleções de obras de arte como a que foi doada no início deste ano ao Museu Mineiro, formada majoritariamente por itens de imaginária mineira e peças de prata, e um acervo de 102 itens doado na década de 1970 à UFMG. Desde 2001, as peças que compõem a nova exposição temporária do Museu Mineiro estiveram cedidas, a título de comodato, à instituição, onde abrilhantaram outras exposições e atividades promovidas pelo Museu.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
Mostra Labirinto Tecnologia da Cena
A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), a Mostra Labirinto, composta por uma incursão virtual em instalações artísticas e pílulas performáticas que tem como mote a mitologia do labirinto. Para divulgar os trabalhos realizados pelos alunos durante o curso, a segunda edição da Mostra está no ar desde o dia 1º de agosto de 2021 (domingo) e pode ser vista no site da FCS e Canal da FCS no Youtube.
Inscrições abertas para o “ateliê de criação”
Para se inscrever no “Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos”, atividade da Academia de Ópera, que integra a Temporada de Ópera on-line 2021, o(a) candidato(a) precisa acessar o edital do curso e preencher a ficha de inscrição disponibilizados no site da Fundação Clóvis Salgado (http://fcs.mg.gov.br). Os documentos estarão disponíveis até 14 de agosto de 2021, às 20h, quando se encerrará o chamamento público
Abertas inscrições para a sétima edição do prêmio BDMG/FCS de estímulo ao Curta Metragem de Baixo Orçamento
Continuam abertas até 9 de setembro de 2021 as inscrições para o 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. O Edital dá continuidade à parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o BDMG Cultural, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.
A nova edição do Prêmio propõe aos realizadores o desafio de pensar um Cinema de Invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945 – 2003).
Mais informações: Site do BDMG (www.bdmgcultural.mg.gov.br) e da FCS (www.fcs.mg.gov.br).
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Cloro, o Palhaço Engolidor de Letras, com Diego Gamarra
Dia 8 de agosto, às 11h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Cloro está de férias no planeta das letras. Rodeado de livros, ele faz malabarismo de erros ortográficos e mágicas gramaticais em busca de conhecimento. Na tentativa de preencher as páginas brancas da vida, Cloro engole letras porque precisa preencher os vazios. Ao bom entendedor, palavras bastam! Integra o projeto Eu, Criança, no Museu!
Cizânia, com Elizabeth Ramo
Dia 10 de agosto, às 19h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Explorando os reflexos do patriarcado por meio da artesania cerâmica, a obra Cizânia é resultado de confluências de pensamentos que se expressam por meio do barro. A trilha construída com estética musical experimental cria a paisagem sonora vivenciada por estas mulheres representadas em barro. Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial.
Dédalo, com Gustavo Silvestre
Dia 11 de agosto, às 19h30, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Dédalo se faz como uma proposta de mergulho nos labirintos interiores. Isolado do mundo exterior e habitando apenas seu próprio corpo-casa, se depara com os conflitos do isolamento em detrimento de um olhar pra dentro de si. Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial.
Transeunte, com Jorge Ferreira
Dia 13 de agosto, às 19h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Vídeo-dança que dialoga com o corpo dos tempos atuais e todas as questões que o atravessam em tempos de isolamento social. O trabalho em casa, a relação corpo, casa e espaço durante a passagem dos dias. Acompanhado pela ansiedade, pelo cansaço e pela inquietude. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas.
Memorial Chapadão do Zagaia, de Rodrigo Garcia
De 16 de agosto a 29 de setembro, às 11h. Na exposição Memorial Chapadão do Zagaia propõe-se uma investigação visual sobre o arraial de Desemboque, distrito da cidade de Sacramento em Minas Gerais, que apesar de possuir grande importância histórica para a região do Triângulo Mineiro, caminha para tornar-se uma cidade-fantasma. Integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial. Integra a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Curta Bar da Estação, de Leo Ayres
Dia 19 de agosto, às 19h30, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Até 1990, o município de Ribeirão Vermelho, em Minas Gerais, abrigava um dos maiores complexos ferroviários do estado. Trabalhavam ali cerca de mil funcionários, que atendiam centenas de passageiros todos os dias. Depois de 20 anos, não restam mais do que ruínas. Ainda assim, José dos Santos, 70 anos, não desiste de manter funcionando ali dentro o Bar da Estação, que abre as portas assim que amanhece. Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial e a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Juarez Moreira Trio
Dia 20 de agosto, às 19h30, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Reconhecido como um dos maiores violonistas do Brasil, dono de técnica impecável, o guitarrista e compositor Juarez Moreira apresenta repertório especial em show inédito, montado especificamente para o Memorial Minas Gerais Vale. Integra o projeto Contemporâneo e a Programação especial de 10 anos do MMGV.
Curta Música e Memória nos Batuques, de Pâmilla Ribeiro
Dia 21 de agosto, às 11h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Um filme que tenta incorporar a fluidez do rio e das histórias que cercam os batuques do alto médio São Francisco. No bater das caixas e no som grave do roncador eles compartilham memórias, friccionam passado e presente e fazem viver, na performance, as vozes emudecidas do passado. Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial e a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Fotopoética, com André Cavaleiro e Ramon Paixão
Dia 21 de agosto, às 16h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Em Fotopoética, a cada flash uma microcena congelada de simbolismo, a cada escrita poética, afeto. Juntas possibilitam o ressignificar do espaço urbano das favelas do Alto Vera Cruz e do Morro do Papagaio, onde sentir, ouvir e ver são ações que permitem aos moradores um afago no ir e vir do cotidiano corriqueiro. Integra o projeto Diversidade Periférica, com curadoria de Patrícia Alencar e a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Concerto Mestres da Música de Pitangui
Dia 22 de agosto, às 11h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Apresentação de concerto da Banda de Música J. V. Bahia Mascarenhas, com o tema “Mestres da Música de Pitangui”, com seis peças que são o resultado do trabalho de recuperação do acervo da banda e que visam à difusão da obra de compositores de Pitangui, que influenciaram as bandas de todo o estado. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas e a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Mostra fotográfica Festejar as Cores: Tradição e Fé na Congada, de Pollyanna Assis
De 22 de agosto a 05 de outubro, no site do Memorial Minas Gerais Vale. A mostra Festejar as Cores: Tradição e Fé na Congada é uma série de fotografias realizadas na cidade de Ouro Preto, em 2014, durante a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia. O objetivo da série é contribuir para a preservação dessa importante tradição mineira. Integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial e a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Sarau Literário Poesias Cantadas, com Dico Mota
Dia 22 de agosto, às 16h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. O Sarau Literário Poesias Cantadas irá envolver amigos de José Raimundo dos Santos Mota (Dico Mota) para cantar e recitar poemas inéditos do livro Poesias Cantadas, de sua autoria, deixando um legado de entretenimento, diversão e vivência artística-cultural, no distrito de Três Barras – Serro-MG. Integra o projeto Sarau no Memorial e a Programação da Semana do Patrimônio 2021.
Sarau da Palavra Expandida, com Preqaria CIA. de Teatro
Dia 28 de agosto, às 11h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. O Sarau da Palavra Expandida propõe o encontro da literatura com as artes cênicas, criando um ambiente virtual propício para a fricção e expansão da palavra onde os atores/poetas vão performar textos, se colocando em jogo com intervenções sonoras e visuais. Integra o projeto Sarau no Memorial.
Memorial Instrumental, com Mara do Nascimento
Dia 29 de agosto, às 11h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. A violonista Mara do Nascimento apresenta show do seu mais recente trabalho, em que mostrará composições autorais e releituras de obras consagradas. Integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira.
Roda de Conversa Educativo Aberto: Relações Étnico-Raciais e Espaços Culturais
Dias 12 e 19 de agosto, das 16h às 18h. Diálogo entre instituições sociais, culturais e educacionais sobre a relação do corpo negro com os espaços culturais – mais especificamente com os museus.
Dia 12 de agosto
Convidada: Andréa de Fátima Rodrigues Silva, que abordará sua experiência como mediadora negra no espaço de cultura, a relação desse corpo (visitante e mediador) e o espaço cultural. Público-alvo: Educadores de museu e interessados no tema.
Dia 19 de agosto
Convidada: Rikelle Ribeiro, que abordará sua experiência com o teatro em comunidades e a visitação com jovens e adolescentes em espaços culturais. Público-alvo: Educadores de museu e interessados no tema.
Oficina Virtual – Das Esquinas para o Mundo: a Música como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte
Dia 20, das 16h às 17h30. A oficina virtual tem como objetivo difundir a Educação Patrimonial, tendo como fio condutor o Clube da Esquina. As canções serão utilizadas como recurso para possibilitar aos participantes a fruição da música popular brasileira, o acesso à memória e a alguns bens culturais da cidade de Belo Horizonte, proporcionando trocas e experiências a partir da afetividade que liga a capital aos músicos mineiros. Público-alvo: jovens e adultos. Número de vagas: 25. A oficina acontecerá pelaplataforma Google Meet, sendo necessário realizar inscrição prévia pelo telefone (31) 3343-7317.
CENTRO CULTURAL UNIMED BH
Exposição “Instante Invisível”, Eugênio Sávio
Instante Invisível é a mostra de fotografias de Eugênio Sávio, que estará em cartaz entre os meses de julho e setembro, contemplando o período dos Jogos Olímpicos, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas (CCUnimed-BH Minas). A exposição reúne 138 fotografias produzidas pelo fotógrafo mineiro ao longo de 30 anos em que acompanhou eventos esportivos mundiais como Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e outros eventos dedicados às modalidade de natação, vôlei, basquete, tênis, entre outras. É possível agendar visitas mediadas pelo e-mail educativogaleria@minastc.com.br. O horário de visitação é terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, sábado, domingo e feriados, das 11h às 18h.
Exposição “Imagens descobertas”
O corredor que dá acesso à Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas (sem data para abertura) e às Salas de Cinema (com previsão de abertura para 2022) foi transformado no Espaço de Exposição. A primeira mostra a ocupar o lugar é intitulada “Imagens Descobertas”, em que a cada três meses, 20 fotografias de Bruno Roberto Martins da Costa, produzidas entre 1943 e 1975, serão expostas. As imagens mostram a sociedade da época por meio de acontecimentos na capital mineira e no Minas Tênis Clube. Tais imagens têm uma história curiosa: encontrados, no Minas Country, nossa Unidade campestre, os 3.820 negativos, que foram higienizados e digitalizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e do Escritório de Advocacia Araújo & Fontes. O Espaço Expositivo tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. Agendamentos para visitas mediadas pelo e-mail educativogaleria@minastc.com.br. O horário de visitação é de segunda a sábado, das 8h às 20h, sábados, e domingos e feriados, das 8h às 19
Lançamento do catálogo da exposição “Imagens Descobertas”
A primeira mostra do Espaço Expositivo, que tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, apresenta para o público a exposição “Imagens Descobertas”, com fotos de Bruno Roberto Martins da Costa, produzidas entre os anos 1940 e 1970, sob curadoria de Silvana Maria Cançado Trindade e Paulo Rossi. No dia 17 de agosto, em que se celebra o Dia do Patrimônio, será lançado o catálogo da exposição. O material conta com cerca de 20 fotos que fazem parte da mostra que estará aberta para visitação até dezembro de 2021. O catálogo será disponibilizado no site do Minas Tênis Clube, no formato PDF, para download.
Letra em Cena. Como Ler Eça de Queiroz
Acontece no dia 17 de agosto, às 20h, no canal do Youtube do Minas Tênis Clube (youtube.com/minastcoficial), com palestra de José Eduardo Agualusa.
Palestra Fotojornalismo esportivo
Dia 19 de agosto, às 18h, no canal de Youtube do Minas Tênis Clube (youtube.com/minastcoficial). Eugênio Sávio conversa com fotojornalistas esportivos mineiros sobre os desafios da imagem no esporte, perspectivas e transformações num mundo digital.
ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG
Exposição Temporária Sertão Mudo
Na última semana de agosto, entra em cartaz a mais nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG: Sertão Mundo. A mostra foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, esse lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. A curadoria é de Claudia Campos Soares, Dânia Lima, Diomira Ma. C. P. Faria e Maurício Gino. Para acompanhar as datas e os detalhes do lançamento da exposição Sertão Mundo, fique ligado no site www.ufmg.br/espacodoconhecimento e redes sociais do Espaço do Conhecimento.
Conhecicast – O novo podcast do Espaço do Conhecimento UFMG
No final de agosto, o Espaço traz uma super novidade para os fãs de podcasts! Será lançado o Conhecicast, nas principais plataformas de streaming, com episódios relacionados aos diversos projetos do museu e ao conhecimento, em suas diversas formas. A primeira temporada será sobre a Demasiado Humano, exposição de longa duração do museu, que trata da origem da vida e da evolução e trajetória humana na Terra. Acompanhe as redes do Espaço para não perder o lançamento
Sábado com Libras – Oficina virtual | A diversidade na história
Apesar de a sigla “LGBTQIA+” só ter sido criada nos anos 2000, as pessoas de diversas orientações sexuais existem e resistem na sociedade há muito tempo. Com o objetivo de narrar a trajetória de personalidades que pertencem a essa comunidade, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no dia 14 de agosto, às 10h, a oficina virtual “A Diversidade na História”, como parte do projeto Sábado com Libras. A atividade será ministrada em português e na Língua Brasileira de Sinais. Podem participar crianças a partir de 9 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada pelo Zoom de forma gratuita, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, preencha o formulário disponível a partir de 9 de agosto, na página do projeto Sábado com Libras.
Descobrindo o Céu – Lives semanais de Astronomia
Toda quinta-feira, às 17h, no canal do Espaço do Conhecimento no YouTube.
05/08 | Matusalém: a estrela mais velha do universo?
12/08 | Ciência gera tecnologia ou tecnologia gera ciência?
19/08 | A Terra é redonda!
26/08 | Conversas Astronômicas – Dra. Silvia Alencar
Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas com legenda e tradução em Libras
A série de vídeos da Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas foi criada com o objetivo de apresentar os conceitos que os curadores e curadoras dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana escolheram para apresentar os seus mundos. O roteiro já conta com cerca de 15 mil visualizações até o momento, e foi feito pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do museu, a partir das experiências de mediação no período das visitas presenciais. Agora, uma nova versão da Visita Virtual já está disponível pelo nosso canal de YouTube, desta vez com legendas e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
CASA FIAT DE CULTURA
Exposições
Exposição virtual Na boca da mata Ah
De 10 de agosto a 26 de setembro. A mata carrega consigo, à primeira vista, o caos. Ao aproximar-se ou distanciar-se, porém, é possível perceber uma ordem fluida e inteligente que segue em constante transformação. Com sua criação infinita e generosidade em dar e receber, a natureza não é apenas aquilo que nomeamos fora de nós, mas algo que somos. Na exposição virtual “Na boca da mata Ah”, a artista plástica Carolina Botura propõe uma atmosfera de encantamento, convidando o público a sentir essa conexão universal. Um grande portal de sementes, duas pinturas a óleo e uma instalação 3D navegável compõem a experiência. Além de um tour virtual que estará disponível no site da Casa Fiat, serão oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.
Exposição virtual As Praças [In]visíveis
Até 12 de setembro. Ao pensar em uma cidade, muitas imagens vêm à cabeça. Mas qual é o espaço capaz de traduzir o lugar do encontro, do ir e vir das pessoas, das histórias e cultura de um povo? As praças, espaços públicos que atraem multidões, que abrigam ideias e sentimentos, que evocam memórias e atravessam gerações. Nos últimos tempos, esses lugares foram marcados por paisagens inimagináveis. Ao trocar o burburinho das rotinas das grandes cidades pela imensidão dos silêncios impostos pela pandemia, as praças evidenciaram um novo cenário, despertando novos olhares e relações. A exposição virtual “As Praças [In]visíveis” reúne quarenta e dois escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte. A mostra é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo. Confira aqui. No dia 07/08, será oferecida uma visita virtual mediada (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla.