Ações em Belo Horizonte e Diamantina reforçam combate à violência doméstica e ao feminicídio
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, na próxima segunda-feira (23/8), as forças de segurança de Minas Gerais promovem diversas ações para combater a violência doméstica e prevenir o feminicídio em todo o estado. Mandados de apreensão, de busca e de prisão serão cumpridos pela Polícia Civil (PCMG) nas 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Também serão cumpridas medidas protetivas de urgência.
A Polícia Militar (PMMG) dará apoio às atividades da PCMG, fará visitas às vítimas e aos agressores, além de seguir, também, com as ações no interior, como tem feito ao longo de todo o mês de agosto.
Na Praça da Estação, em Belo Horizonte, o caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne todas as forças de segurança, ficará estacionado durante todo o dia para monitorar remotamente pessoas com tornozeleira pela Lei Maria da Penha. Integrantes do Corpo de Bombeiros, das polícias Militar, Civil e Penal também estarão no local para divulgar materiais com orientações sobre violência doméstica.
Equipes do Programa Mediação de Conflitos (PMC) e do programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), vão orientar a população sobre os serviços oferecidos tanto para as vítimas de violência doméstica quanto para os agressores.
Interiorização
Em Diamantina, município da região Central que fica na entrada do Vale do Jequitinhonha, será lançada a interiorização da campanha “O silêncio também mata, não se cale!”, da Polícia Civil.
A Delegacia de Atendimento à Mulher de Diamantina integra a Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, criada em 2018, com o objetivo de reunir esforços integrados para reduzir a violência doméstica e familiar em toda a região.
Assim como em Belo Horizonte, as forças de segurança vão cumprir mandados e estarão nas ruas distribuindo informações para a população. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva, participarão das ações na cidade.
Serviço
Dia “D” da Operação Maria da Penha
Data: 23/8/2021 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Praça da Estação, Avenida dos Andradas, Belo Horizonte
Fontes: Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva; e chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Eduardo Felisberto Alves
Posse do novo delegado regional de Polícia Civil e lançamento da interiorização da campanha “O silêncio também mata, não se cale!”
Data: 23/8/2021 (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes – Praça Dr. Prado, 129, Centro, Diamantina (MG)
Fontes: Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva; e diretor de operações da PMMG, coronel Flavio Godinho.\
Mais informações para a imprensa:
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)