A Assistência Judiciária do Município de Ouro Preto, denominada também de Defensoria Pública Municipal, tem como objetivo promover a conciliação entre as partes em conflito, prestando orientações jurídicas para os cidadãos de baixa renda residentes e domiciliados no município de Ouro Preto. A Assistência atua nas áreas do Direito de Família e Direito Criminal.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Casos como divórcios, seja litigioso ou consensual, pensões alimentícias, direitos de guarda, regulamentação de visitas, proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ações de curatela, entre outros, são atendidos pela Assistência Judiciária. Em casos específicos, há atuações também nas ações de Alvarás Judiciais.
O diretor de Assistência Judiciária, Gustavo Garcia, informa sobre os atendimentos realizados: “no Direito Criminal, a Assistência Judiciária é nomeada pelo Juízo para promover a defesa do cidadão que está sendo processado e que não possui advogado para sua defesa. Ou seja, em todos os casos, a própria justiça encaminha os processos para realização da defesa, pois no Processo Penal, a nomeação de advogado é obrigatória.”
O Órgão conta com sete Defensores Públicos e realiza em média cerca de 300 atendimentos mensais, seja para formalização das ações judiciais ou orientações jurídicas como um todo, e são realizadas em média 100 audiências mensais.
Os atendimentos e orientações jurídicas ao público em geral são feitas presencialmente ou por telefone. Atualmente, devido às restrições da pandemia, devem ser previamente agendados por meio do telefone 3551-6311, de segunda à sexta-feira; horário de atendimento: 12h às 18h, na Praça Américo Lopes, nº91, Pilar.
Texto: Bárbara GuimarãesFoto: Gustavo Garcia durante atendimento na Assistência Judiciária. Neno Vianna