Por:Vanência Magela
Na noite de terça, 14, a Prefeitura participou da abertura do Presépio na Capela de São Francisco de Paula, em São Bartolomeu. Este é o terceiro ano que a comunidade se reúne, inclusive com a participação das crianças, para a montagem da recriação do nascimento de Jesus.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
De acordo com Gelson Fortes, artista plástico, morador de São Bartolomeu e um dos idealizadores das montagens, o presépio vai além da tradicionalidade e busca incentivar a criatividade e a utilização de elementos naturais. “Aqui você encontra elementos variados com a marca dos artistas que participaram, desenhos, esculturas e música. O mais importante é essa confraternização, esse encontro. É terminarmos o ano com bem e transformar esse lugar em um ambiente de paz e alegria”. Gelson também explicou que o local era tratado como “a capelinha do cemitério”, porque o cemitério fica ao lado da capela e isso traduzia tristeza ao ser mencionado pelas pessoas. Esse foi o motivo que o incentivou a criar algo que transmitisse alegria naquela área.
Angelo Oswaldo ressaltou a maneira especial como tudo foi montado. “De uma maneira muito bonita e original vocês se organizaram e fizeram, há algum tempo, um presépio aqui na Capela de São Francisco de Paula, mas isso tomou uma dimensão maior e representa todo o espírito de Natal, exatamente porque há uma participação ampla. É um trabalho coletivo, um envolvimento de todos em que cada um traz uma parcela de contribuição. O Natal é isso, é o momento de sensibilidade maior em que nós renovamos a nossa espiritualidade, as nossas energias na antevéspera de um novo ano. Que este ano seja muito positivo para toda comunidade de São Bartolomeu”.
Durante o evento, o ministro da Eucaristia, João Bosco, concedeu a bênção aos presentes e ao Presépio. Também houve homenagem da comunidade, seguindo o costume de todos os anos, e a escolhida pela montagem do presépio em sua residência foi Antônia Martins, que recebeu flores pela realização. A Sociedade Musical Bom Jesus de Matozinhos marcou presença na noite. O espaço ficará aberto à visitação durante vinte e quatro horas diárias, até o dia 06 de janeiro.